Saúde

Escola de Enfermagem vai lançar instrutivo sobre manejo da obesidade por profissionais do SUS

Interessados em participar do evento de lançamento, no dia 3 de setembro, devem se inscrever previamente

Publicação oferece orientações baseadas em evidências científicas
Publicação oferece orientações baseadas em evidências científicasReprodução

Estão abertas as inscrições para o evento de lançamento do Instrutivo de abordagem individual para o manejo da obesidade no SUS . A atividade será realizada no dia 3 de setembro, das 13 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG (Avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte).

O Instrutivo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem (GIN) e pela Coordenação-geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

A publicação surge como ferramenta de apoio às equipes e profissionais de saúde do SUS no manejo da obesidade, com foco no acompanhamento individual, respeitoso e eficaz. O material se baseia em evidências científicas e propõe abordagem teórico-prática para condução dos atendimentos com base na Estratégia de Cuidado da Pessoa com Obesidade no SUS e nas recomendações do Protocolo de Diretrizes Clínicas e Terapêuticas (PCDT) para sobrepeso e obesidade em adultos.

Doença crônica e fator de risco
A obesidade é uma doença crônica de natureza multifatorial em crescimento no Brasil, uma vez que mais da metade da população adulta apresenta sobrepeso. Ela é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Por isso, são medidas públicas de promoção da saúde, com a implementação de medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento adequado. No SUS, as pessoas com obesidade são identificadas e acompanhadas nas unidades básicas de saúde e encaminhadas para a atenção especializada.

A participação no evento é gratuita, mas as vagas são limitadas. Por isso, os interessados deverão se inscrever por meio de preenchimento de formulário

Conheça a programação. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-9850 ou pelo e-mail gin@ufmg.br.