Notícias Externas

Escritor peruano Mario Vargas Llosa celebra 85 anos de vida nesta semana

Professor Romulo Monte Alto, da Faculdade de Letras da UFMG, foi o convidado do programa Universo literário, para falar sobre o escritor

Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, no Peru, em 1936
Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, no Peru, em 1936 Foto: Arild Vågen / CC BY-SA 3.0

Nesta semana, um dos mais importantes escritores latino-americanos da atualidade completa 85 anos: Mario Vargas Llosa. Além de escritor, o peruano é jornalista, ensaísta, dramaturgo, político e membro da Real Academia Espanhola da Língua. Em uma vasta carreira literária, Vargas Llosa teve sua obra traduzida para 30 idiomas e recebe destaque entre os integrantes do "boom latino-americano", ao lado de outros grandes nomes, como o colombiano Gabriel García Márquez, o argentino Julio Cortázar e o mexicano Carlos Fuentes. 

Os escritos de Mario Vargas Llosa transitam por plurais direções romanescas, passando pelas comédias, pelos mistérios de assassinato, pelos romances históricos e pelos thrillers políticos. Nascido em 28 de março de 1936, em Arequipa, Vargas Llosa é celebrado por romances como Tia Julia e o escrevinhador, A festa do bode e Travessuras da menina má, e pelos livros de ensaios A civilização do espetáculo e O chamado da tribo. Foi vencedor dos prestigiosos prêmios Cervantes, Príncipe de Astúrias, e Grinzane Cavour, e também recebeu o Nobel de Literatura, em 2010. 

Nesta terça-feira, 30, o professor da Faculdade de Letras da UFMG Romulo Monte Alto, doutor em literatura comparada, falou sobre Mario Vargas Llosa, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória