Pesquisa e Inovação

Escritora Regina Dalcastagnè fala na UFMG sobre 'golpe, pesquisa e literatura'​

Professora da UnB estará na Fale nesta quinta

Regina Dalcastagné
Regina Dalcastagnè: 'resposta política, acadêmica e estética'Divulgação

Na próxima quinta-feira, 12, a escritora, pesquisadora, crítica e professora da Universidade de Brasília (UnB) Regina Dalcastagnè fará, na Faculdade de Letras (Fale), a palestra Por que eles querem nos calar: sobre golpe, pesquisa e literatura.

O evento, gratuito, com início às 19h, no auditório 1007, é organizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (Neia) e pelo Literafro – Portal da Literatura Afro-brasileira.

A pesquisadora anuncia que política e literatura serão relacionadas no evento. “Para se consolidar, o golpe de 2016 tem de conter o movimento de democratização que, de algum modo, se fortalecia no país, especialmente com o acesso à educação superior e com a valorização dos espaços periféricos de produção cultural”, diz Regina Dalcastagnè. “Esse golpe se estabelece, então, contra os direitos das mulheres, dos negros, dos trabalhadores, dos moradores das periferias, da população LGBT; contra sua inserção social e contra suas formas de expressão. Mas se estabelece, também, contra o ensino público, contra a liberdade de expressão e de cátedra, contra o pensamento crítico.

A professora da UnB acrescenta que “nossa resposta tem de ser política, acadêmica e estética. Mais do que nunca, precisamos estar atentos às vozes que eles querem calar, ao que elas têm a nos dizer, ao que elas acrescentam na compreensão de nossa realidade e na ampliação dos recursos estéticos disponíveis para reinterpretar o mundo”.

Com Setor de Comunicação da Faculdade de Letras