Espaço de Leitura da Biblioteca Central adquire livros inéditos na UFMG

Obras estarão disponíveis para empréstimo no decorrer do primeiro semestre de 2023

...
'O pequeno príncipe preto', de Rodrigo França, e 'O Ickabog', de J.K. Rowling, estão entre os livros infantojuvenis recém-adquiridos de destaque
Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária da UFMG

O Espaço de Leitura da Biblioteca Central adquiriu, recentemente, mais de cem novos títulos para o acervo. A escolha foi feita seguindo três critérios: ser recém-lançado, não constar nas bibliotecas da UFMG e ser indicado pelos leitores. “Normalmente, nos processos de compra, procuramos atender aos três critérios, e, como conhecemos os tipos de obras que mais agradam aos nossos leitores, fica fácil fazer a seleção. Geralmente, os lançamentos são os mais disputados. E tenho observado que muitos dos livros da atualidade tornam-se séries nas plataformas de streaming, o que atrai nosso público leitor”, explica Norma Cardoso, coordenadora do Espaço de Leitura.

Marionete: sua vida pode estar por um fio, de Daniel Cole, La casa de papel, de Ivan Tapia, e O labirinto do fauno, de Guillermo del Toro, são alguns dos títulos de destaque. Também foram adquiridos livros infantojuvenis como O Ickaborg, de J.K.Rowling, O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, e Com amor, Simon, de Becky Albertalli.

Antes de serem oferecidas para empréstimo, as obras passam pelo processo de catalogação, ou seja, por uma representação descritiva que contempla aspectos físicos e temáticos, o que possibilita a localização nas estantes. “São muitas as conferências que precisam ser feitas, pois o livro, na UFMG, é considerado patrimônio. Essa característica torna o processo mais complexo. Além disso, no caso específico dessa compra, há demandas por serviços mais urgentes, como, por exemplo, o inventário bibliográfico que será feito no mês de fevereiro. Desse modo, os livros estarão disponíveis para empréstimo no decorrer do primeiro semestre de 2023”, afirma Norma.

Carla Pedrosa | Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária