Arte e Cultura

Hiperconexão transforma rotina de museus e visitantes

Em debate no Espaço do Conhecimento, professores da UFMG analisam implicações dessa 'invasão digital'

Alice Sá / Espaço do Conhecimento UFMG
Tecnologia tem potencial para mudar a relação do usuário com os museus
Alice Sá / Espaço do Conhecimento UFMG

A tecnologia está presente no cotidiano dos centros de cultura. Hoje já é possível, por exemplo, consultar informações relativas a essas instituições em aplicativos ou sites. Um debate sobre como as ferramentas tecnológicas reconfiguram as vivências no museu será realizado neste sábado, dia 12 de maio, às 11h, no Café Controverso: museus hiperconectados. Nesta edição, a professora Ana Cecília Veiga, da Escola de Ciência da Informação (ECI), e o professor Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação (FaE), são os convidados para desenvolver essa discussão sobre as estratégias e os desafios da hiperconexão.

Segundo a professora Ana Cecília Veiga, uma vez adotada, é impossível conter a hiperconexão. Ela afirma que a tecnologia pode ser muito vantajosa, podendo ampliar a difusão do conhecimento e até transformar a experiência do visitante no museu por meio de redes sociais, aplicativos e selfies. Entretanto, é necessário refletir sobre essas ferramentas: “Será que a tecnologia pode desvalorizar o conteúdo que se busca exibir?”, questiona Ana Cecília. Síntese das reflexões que a professora da ECI fará neste sábado está contida em artigo.

A atuação em rede dos museus, compartilhando vivências e oferecendo uma experiência mais completa é destacada pelo professor Bernardo Oliveira. “Existe uma preocupação maior em avaliar as impressões do visitante, suas críticas e elogios”, ressalta. Para ele, a pesquisa de público é um desafio que une os museus.

Interfaces híbridas
Viver em um mundo conectado por tecnologias cheias de possibilidades abre caminho para experimentações na área da comunicação digital. Esse é mote do workshop Interfaces híbridas: conexões e coleções, que será realizado nos dias 17 e 18 de maio, das 14h às 18h.

A oficina será ministrada pela professora Fernanda Duarte, do Departamento de Comunicação da Fafich. A atividade trará discussões sobre as potencialidades das interfaces de comunicação digital e possibilidades proporcionadas pela expansão da comunicação virtual, uma vez que interfaces espalhadas pela cidade e aplicativos móveis podem ser usados para inúmeros fins culturais e científicos. O evento é gratuito, mas o interessado deve se inscrever previamente pelo email audiovisual@espacodoconhecimento.org.br.

O Café Controverso e o workshop integram a programação do Espaço do Conhecimento para a 16ª Semana Nacional de Museus, cuja tema deste ano é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. A proposta é estimular uma reflexão sobre o estreitamento da relação com os públicos a partir do uso da tecnologia.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350 ou no site do Espaço do Conhecimento.

Com Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH