Pesquisa e Inovação

Especialista português que propõe novo modelo para formação de professores faz palestra na FaE, na próxima semana

Antônio Nóvoa: formação de professores deve acompanhar as mudanças sociais
Antônio Nóvoa: formação de professores deve acompanhar as mudanças sociais Foto: Foca Lisboa / UFMG

O professor e ex-reitor da Universidade de Lisboa Antônio Nóvoa vai ministrar, no dia 9 de junho, a palestra Perspectiva na formação e residência docente, na Faculdade de Educação. A atividade é aberta ao público, e as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 7, no site do Centro Pedagógico.

Antônio Sampaio da Nóvoa é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e em História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Um dos maiores especialistas em formação de professores, Nóvoa defende que esse processo precisa acompanhar as mudanças na sociedade e propõe um modelo que una três ciclos - a formação inicial, a iniciação do professor na sala de aula e a formação continuada.

Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade, Nóvoa é autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. Em 2016, concorreu como candidato independente às eleições presidenciais em Portugal, conseguindo agregar vários apoios à esquerda, dentre os quais os ex-presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

A palestra do professor Nóvoa começa às 9h, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5179.