Pesquisa e Inovação

Especialistas discutem dilemas da governança na nova gestão presidencial

Cientista político Sérgio Abranches falará sobre o atual governo e o presidencialismo de coalizão

Palácio do Planalto, em Brasília, sede do governo federal brasileiro
Palácio do Planalto, em Brasília, sede do governo federal brasileiro Gastão Guedes / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A primeira edição do seminário Presidente, gabinete e burocracias: o que a nova administração deve saber!, organizado pelo grupo Presidência Institucional da América Latina (Prila), vinculado ao Departamento de Ciência Política da UFMG, reúne nesta sexta-feira, 26, pesquisadores e estudiosos de várias instituições do país para discutir, em perspectiva comparada, dilemas da governança da nova administração à luz da organização do Poder Executivo, suas relações com o Legislativo e o Judiciário. Também será tema de discussão a burocracia federal no país, em perspectiva comparada. O debate começa às 9h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicos, no campus Pampulha. Veja a programação.

Estão previstas participações de pesquisadores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Fundação Getúlio Vargas, do Insper, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), Pernambuco (UFPE), Paraná (UFPR), São Carlos (Ufscar), UnB e da própria UFMG. As atividades serão divididas em três painéis temáticos, e o encerramento ficará a cargo do cientista político Sérgio Abranges, que abordará a ruptura ou o distanciamento do atual governo em relação ao modelo de presidencialismo de coalizão, que garantiu relativa estabilidade política no Brasil nas últimas décadas.

Presidência e executivos
O Grupo Prila, coordenado pela professora Magna Inácio, do Departamento de Ciência Política, está em atividade desde 2012 e tem promovido várias iniciativas para consolidar uma rede de pesquisa sobre presidência e executivos. Segundo Magna, diferentemente de outros países, como os EUA, esse tema é ainda pouco estudado no Brasil. A intenção do seminário é mostrar como as pesquisas empreendidas pelo grupo ajudam a compreender os desafios da governança presentes no atual governo, sobretudo na perspectiva da democracia. Em sua página, o grupo reúne a produção científica de uma rede de pesquisadores e demais interessados no tema.

O Prila é formado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG e reúne colaboradores da PUC Minas e de universidades e institutos estrangeiros, como a Universidade de Essex (Reino Unido) e Giga (Alemanha). Também integra a Presidents and Executive Politics Section da American Political Science Association (Apsa), que, em 2015, premiou um artigo da professora Magna. 

O grupo tem desenvolvido pesquisas acerca do Poder Executivo sob diferentes prismas. Um dos eixos principais são as estratégias dos presidentes na organização e funcionamento do Executivo, em especial a Presidência. Nessa linha, são discutidas a relação dos presidentes com os partidos políticos e burocracias no cotidiano da gestão e no âmbito do Executivo. Nomeações políticas e mudanças nas estruturas do Executivo, centralização de poderes na Presidência, gerenciamento do gabinete e  assessoramento presidencial também são alvo de interesse do Prila.