Pesquisa e Inovação

Esquerdas na América Latina e relações raciais na família serão abordadas em palestras no DCP na tarde desta sexta

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG realizará nesta sexta-feira, 10, das 14h às 17h, as palestras Relações raciais na família, ministrada por Maria Carolina Tomás, e Elementos para pensar as esquerdas e as políticas sociais na América Latina, proferida por Natália Duarte Sátyro, professora do Departamento de Ciência Política (DPC) da UFMG.

A conferência Relações raciais na família, que ocorrerá na sala 2094 da Fafich, faz parte da série Postdoctoral talks, iniciativa do Programa de pós-Graduação, coordenada pelos professores e pesquisadores de pós-doutorado do DCP. Maria Carolina Tomás tem graduação em Ciências Sociais e mestrado em Demografia, ambos pela UFMG. Pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, obteve os títulos de mestre em Sociologia e de PhD em Sociologia e Demografia. Atualmente, é professora na PUC-Minas.

Em Elementos para pensar as esquerdas e as políticas sociais na América Latina, a professora Natália Sátyro discutirá a conjuntura e perspectivas de ação social dos governos, considerando a pluralidade estrutural da corrente política de esquerda nos países latinos-americanos. A conferência, que será realizada na sala 3045 da Fafich, é parte da série América Latina sobre diversos olhares, promovida pelo Centro de Estudos do Comportamento Político.

Natália Sátyro tem experiência na área de ciência política, com ênfase em políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado de bem-estar, programas de transferência de renda, proteção social, Bolsa Família, desigualdade de renda e instituições políticas.