Nova edição da revista Interfaces traz dossiê sobre saúde e educação

Publicação da UFMG reúne estudos e relatos de experiências de extensão desenvolvidas no país

Capa do novo número da Revista Interfaces
Capa do novo número da Revista Interfaces Reprodução (foto: Raphaella Dias / UFMG)

O desafio da curricularização da extensão universitária, as experiências extensionistas da Unicamp, o projeto Movimento Tratado Cidadão e a produção científica sobre a relação entre extensão e atenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas são temas tratados na mais recente edição da Revista Interfaces, periódico editado pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

A seção Relatos de experiências reúne 15 artigos sobre temas como educação ambiental em sala de aula, contribuição da extensão para o ensino da álgebra e ensino do português como língua de acolhimento. Outro destaque é o dossiê Saúde e Educação Básica, com relatos que abordam desde a saúde de idosos institucionalizados até o uso da literatura de cordel na educação em saúde. Ao todo, são quase 30 textos que mostram experiências da extensão universitária na interface educação-saúde.

Presente-se
Assinado pela editora-chefe Natacha Rena, o editorial Presente-se subverte o nome do projeto Future-se, do governo federal, para suscitar reflexão sobre o atual momento e o futuro próximo da extensão universitária em tempos de cortes orçamentários na educação superior. Rena cita as Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária, definidas em 2012, para destacar a importância de se defender o financiamento de projetos ligados “aos direitos humanos e sociais historicamente conquistados, assim como preparação de atividades que possam colaborar com a distribuição de renda e riqueza".