Arte e Cultura

Estação Ecológica promove Concurso de Contação de Histórias

Programação integra Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

Até esta sexta-feira, 22, a Estação Ecológica da UFMG recebe inscrições para o Primeiro Concurso de Contação de Histórias, como parte da programação da 8ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG. De acordo com a coordenadora do Programa Estação Ecológica UFMG (Proeco UFMG) Andréa Carvalho, a iniciativa propõe criar, durante a quarentena, uma reconexão com vivências vinculadas à natureza, através do exercício da contação de histórias. 

Para participar, é necessário enviar o relato de alguma história vivida ou criada que tenha relação com a natureza e o meio ambiente, para o perfil da Estação Ecológica no Instagram (@estacao_ecologica) ou para o e-mail info@eeco.ufmg.br. Serão aceitas histórias nos formatos de vídeo e áudio, de até cinco minutos de duração, ou texto. O resultado será divulgado no dia 25 de maio, nas redes sociais da Estação Ecológica.

Apesar de não haver restrição de idade para participação, o concurso foi formulado com foco em crianças e idosos, público que foi mais impactado pelas medidas de distanciamento social. De acordo com Andréa Carvalho, a criança no ambiente familiar se torna mediadora dos avós, figuras icônicas e cheias de histórias.  

Os causos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por integrantes do Proeco UFMG. O conteúdo enviado pelos participantes também será disponibilizado nas redes sociais da Estação Ecológica para votação pública. Será solicitada autorização para quem enviar conteúdo em vídeo e áudio. Caso não haja autorização, a equipe do Proeco se compromete a transcrever o conteúdo e disponibilizá-lo para o público no formato de texto. O vencedor receberá como prêmio uma trilha pela Estação Ecológica da UFMG, com atividades educativas, após o período de quarentena. 

Equipe: Daiany Nogueira (produção); Márcia Botelho (edição de imagens); Flávia Moraes (edição de conteúdo).