Notícias Externas

Estreia nesta semana o espetáculo “Tem Base?”, do grupo teatral Morro Encena

Peça integra o Circuito Cultural UFMG #emcasa, em parceria com o Novembro Negro UFMG

Espetáculo
Espetáculo "Tem Base?" questiona os padrões da publicidade tradicional e como eles ajudam a perpetuar o racismo na sociedade. Foto: Simone Sigale

Estreia nesta semana o espetáculo virtual Tem Base?, do grupo teatral Morro Encena. A peça questiona os padrões da publicidade tradicional e como eles ajudam a perpetuar o racismo na sociedade. 
O enredo aborda a criação de um produto para pele negra, que convoca agências publicitárias a encontrarem perfis ideais para sua divulgação. No dia da realização do trabalho, vários questionamentos surgem sobre a diversidade das modelos selecionadas e a descoberta sobre a proposta a ser lançada. O texto foi baseado em experiências vividas pelas atrizes do grupo Morro Encena. 
O grupo existe desde 2009 e é formado por atrizes moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. No trabalho, elas exploram temas ligados aos direitos humanos e à realidade social das periferias, e também questões de gênero relacionadas à desconstrução de estereótipos sobre o universo feminino.
Para saber mais sobre o espetáculo Tem Base?, o programa Expresso 104,5 recebeu em entrevista a atriz Sandra Sawilza, umas das fundadoras do grupo Morro em Cena.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória