Pesquisa e Inovação

Estudante de design vence desafio de mobilidade com projeto de veículo para transporte de alimentos

Solução proposta por Voronoff Starling busca suavizar os trajetos percorridos do campo até a cidade por agricultores familiares; nicho logístico é pouco contemplado pelas grandes montadoras

Para desenvolver seu trabalho, Starling se baseou na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho
Starling se inspirou na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho Foto: arquivo pessoal

Um veículo funcional capaz de transportar alimentos para as grandes cidades com agilidade. Essa proposta, idealizada por Voronoff Starling, estudante do curso de design da Escola de Arquitetura da UFMG, foi a vencedora do Desafio automotive business diversidade. O concurso inédito de inovação engaja jovens de perfis e bagagens diferentes no desenvolvimento de uma solução que agregue valor ao setor automotivo e da mobilidade. A iniciativa é apoiada pela Mercedes-Benz.

Starling elaborou o esboço de um veículo de formas retas e aptidão para percorrer trechos fora de estrada. Com amplo espaço interno para o transporte dos alimentos, é uma solução de mobilidade que tem o objetivo de facilitar o deslocamento de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais. "As grandes montadoras não atendem problemas de mobilidade de alguns nichos, como a indústria da alimentação", afirma o estudante.

O projeto também foi apresentado em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), em dezembro de 2023, e aprovado com nota máxima pela banca examinadora.

Inspiração veio da realidade
Para desenvolver seu trabalho, Starling se baseou na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho, e pensou numa forma de solucionar problemas de alimentação que ocorrem no meio rural. "Muitos acham que o processo de plantio começa na zona rural – talvez sim, em alguns casos –, mas hoje, com o avanço da tecnologia de plantio, o agricultor precisa ir até a cidade para adquirir os insumos para plantar, tais como sementes, adubos e ferramentas", afirma o estudante. O processo de ida e vinda até um centro urbano pode ser solucionado pela mobilidade proposta por Starling. "Quando vem da cidade, já pode levar os insumos necessários para cada agricultor iniciar ou fazer a manutenção do seu plantio", defende.

Vencedor foi selecionado por banca avaliadora composta por especialistas de universidades apoiadoras da iniciativa e profissionais da Automotive Business
Desenhos do projeto vencedor, que foi selecionado por banca avaliadora composta de especialistas de universidades apoiadoras da iniciativa e profissionais da Automotive Business Foto: arquivo pessoal

Starling, que trabalha na área de design da Stellantis, grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional, define sua criação como “uma visão da Arrival para o mercado da América do Sul.” A ideia de fomentar a mobilidade com foco no agronegócio nasceu da realidade vivenciada pelo próprio estudante durante sua infância.

"Até os 16 anos, morei com meus pais e meu irmão próximo a uma pequena cidade em Minas Gerais. Durante esse tempo, acompanhei de perto o trabalho dos meus pais, especialmente de minha mãe, que sempre cozinhou muito bem e vendia seus produtos nas feiras da cidade. Só que ela sempre dependeu do meu pai para realizar esse transporte, o que muitas vezes era um desafio", relembra Starling. "No Brasil chove muito, e as estradas necessitam de bastante manutenção para o transporte fluir durante todo ano. Isso é um problema que, na minha visão, atrapalha também o acesso à educação", acrescenta.

Depois de alguns levantamentos, Starling percebeu que outros agricultores familiares passavam pela mesma situação ou pior. Ele decidiu explorar uma nova mobilidade com foco no transporte mercadorias dos agricultores, visto que os automóveis tradicionais devem ser adaptados para se deslocar no território agrícola, cumprir as demandas de transportar os produtos a frio e a quente e facilitar o ponto de venda. O carro que desenvolveu visa suavizar o trajeto, mas só terá um bom efeito quando for inserido em um jornada sistêmica. "Precisamos entender quem vai financiar, quem vai produzir e quem vai utilizar no início e no fim do processo", pondera Starling. 

Como a renda média mensal dos agricultores familiares é relativamente baixa (R$ 1.415 por domicílio rural, segundo dados do IBGE de 2017), o estudante defende que a mobilidade deve ser financiada parcialmente pelo governo, com uma pequena fração cabendo ao agricultor em modelo de rentabilidade. 

O vencedor da competição foi selecionado por banca avaliadora composta por especialistas de universidades apoiadoras da iniciativa e profissionais da Automotive Business. Com o prêmio, Starling terá sessões de mentoria com profissionais renomados do setor automotivo e da mobilidade.

Beatriz Tito Borges