Estudante de Jornalismo da UFMG vence prêmio do Instituto Vladimir Herzog
Gabriel Faleiro acompanhou o dia a dia de imigrantes venezuelanos em BH
A crise política, social e econômica pela qual passa a Venezuela desde a morte de Hugo Chávez, em 2013, traz vários reflexos para os países vizinhos, entre eles o Brasil, que recebeu, até então, 128 mil refugiados, segundo o IBGE. Foi sobre esse assunto que o estudante de jornalismo Gabriel Faleiro resolveu tratar numa reportagem para a Rádio Terceiro Andar, projeto comandado pela professora Sônia Pessoa, do Departamento de Comunicação Social da UFMG. A pauta, que teve como título “Nossa vida no teu seio: o recomeço de imigrantes venezuelanos em Belo Horizonte”, foi uma das três escolhidas pelo Instituto Vladimir Herzog para ser produzida - no total, havia 92 propostas inscritas por 146 estudantes de jornalismo do país inteiro. Na reportagem, que foi produzida durante dois meses, Gabriel acompanhou a rotina de dois venezuelanos recém-chegados à capital mineira em busca de uma nova vida. Gabriel também ouviu fontes como a professora Gisela Zapata, do Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que analisou o fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil. Com a reportagem, Gabriel foi um dos vencedores do 11º Prêmio Jovem Jornalista “Fernando Pacheco Jordão”, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog.
Gabriel Faleiro, estudante do oitavo período de jornalismo da UFMG, conversou com o programa Expresso 104,5, rádio UFMG Educativa, nesta segunda, 11.
Para conferir a reportagem de Gabriel, intitulada “Nossa vida no teu seio: o recomeço de imigrantes venezuelanos em Belo Horizonte”, acesse a página facebook.com/RadioTerceiroAndar