Pesquisa e Inovação

Estudante de letras da UFMG publica livro de contos sobre relações familiares

Contos do livro ‘A História de Todas as Famílias’ são narrados por mulheres, priorizando a perspectiva feminina

Publicado pela Crivo Editorial, o livro já está disponível em lojas virtuais
Publicado pela Crivo Editorial, o livro já está disponível em lojas virtuais Reprodução / Divulgação

As nossas vidas são cercadas por momentos familiares rotineiros que, quase sempre, passam despercebidos. É buscando resgatar esses momentos e observá-los sob um novo olhar que a escritora Deborah R. Sousa apresenta A História de Todas as Famílias, seu primeiro livro de contos. São várias histórias, a maioria narradas por mulheres, de diferentes idades e vivências, que falam muito sobre família, nossa relação com o corpo e a riqueza do cotidiano.

Para saber mais sobre o livro, o programa Universo Literário recebeu a autora, Deborah R. Sousa, que é de Belo Horizonte, psicóloga e graduanda em Letras pela UFMG. Na entrevista, ela falou sobre sua história com a escrita, os assuntos indiretos dos contos e o fio condutor que une todas as narrativas do livro.

“Para além da minha formação (em psicologia), eu sempre tive um olhar sensível para as pessoas. Então, na narrativa, tem esse lugar de relação com o corpo, com os irmãos, com os pais, com o outro de forma afetiva, de relação com a família, que é um ramo de estudo da psicologia. Eu sempre gostei dessa profundidade, tanto na leitura quanto na escrita”, pontuou. 


Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael