Estudantes da UFMG participam de competição de aprendizagem interdisciplinar

Desafio internacional é patrocinado pela Universidade de Miami

Lorena e Carlos Eduardo foram selecionados para as modalidades LWOW Original e X
Lorena Leite e Carlos Mourão foram selecionados para as modalidades LWOW X e OriginalArquivo pessoal

Os estudantes Carlos Eduardo Mourão, 22, Sofia Chang, 23, e Lorena Leite, 22, do curso de direito da UFMG foram selecionados para participar do programa LawWithoutWalls (LWOW) 2019, competição internacional multidisciplinar. O trio formará equipes com discentes de outras universidades. Esta é a primeira vez que a UFMG participa do programa.

Conforme explica o professor Leonardo Netto Parentoni, da Faculdade de Direito da UFMG, o LawWithoutWalls é um modelo de competição de aprendizagem interdisciplinar no qual alunos de direito, administração e economia de universidades de todo o mundo propõem soluções para um problema social. “Durante 16 semanas, equipes de três a cinco estudantes, com o auxílio de dois mentores e um líder, terão a tarefa de projetar em conjunto uma solução inovadora para as problemáticas apresentadas", afirma Parentoni, que atua como mentor no concurso.

Carlos Mourão, que busca recursos para custear as viagens, competirá pela modalidade LWOW Original, que consiste em etapas presenciais e a distância. A primeira, KickOff, será nos dias 19 e 20 de janeiro, na IE University, em Segóvia, Espanha. Na oportunidade, os alunos e mentores se encontrarão pela primeira vez para a formação de equipes e desenvolvimento de habilidades. Semanalmente, o grupo se encontra virtualmente para a execução de atividades definidas na programação da competição.

Ao mesmo tempo, os estudantes terão de prospectar as inovações para o projeto que será avaliado por um corpo de juízes e público nos dias 14 e 15 de abril, na Universidade de Miami, em Coral Gables, Estados Unidos. Sofia e Lorena participarão da modalidade LWOW X, na qual as atividades são realizadas exclusivamente on-line.

Direito acessível
“A abordagem interdisciplinar do LWOW segue uma tendência da Universidade, que é a diversificação curricular”, analisa Carlos Mourão, estudante do nono período. Para ele, será uma oportunidade de apresentar novas proposições no campo do direito e de integração multidisciplinar e multicultural. “Vejo nessa mescla a possibilidade de criar soluções e gerar um impacto ainda maior no mundo em que vivemos.”

“Encaro o concurso como uma forma de tornar o direito mais acessível e menos burocrático. Mudar o mindset para pensar ideias inovadoras é um caminho para torná-lo mais prazeroso”, afirma Lorena Leite, matriculada no oitavo período. "Trabalhar com pessoas de outros lugares será uma oportunidade de desenvolver capacidades de trabalho em equipe e realizar networking", acrescenta.

Sofia Chang: trabalho em equipe e aprendizado
Sofia Chang: trabalho em equipe e aprendizado Arquivo pessoal

Para Sofia Chang, graduanda do nono período, o LWOW representa uma oportunidade para o aprimoramento de habilidades de trabalho em equipe, principalmente por ter de conciliar diferenças culturais, de educação, de fuso-horário e de idioma. “Espero trabalhar ainda mais minha criatividade e absorver o máximo de informações sobre todos os temas abordados ao longo do programa, que envolvem conteúdos com os quais não tenho muito contato no curso de direito", projeta Sofia.

Antes de serem selecionados pelo programa, os graduandos foram escolhidos pelo Centro de Pesquisa em Direito, Tecnologia e Inovação (DTIBR) da UFMG, que viabilizou a participação dos estudantes. O programa, patrocinado pela Universidade de Miami, teve início em 2010 e atualmente conta com a adesão de mais de 30 instituições de ensino.

João Paulo Alves