Estudantes da UFMG são premiados em evento do Grupo Montevidéu

Jornadas anuais estimulam a formação de redes regionais de pesquisa

Delegação de alunos da UFMG que apresentou trabalhos na 26ª edição das Jornadas
Delegação de alunos da UFMG que apresentou trabalhos na 26ª edição das Jornadas Universidade Nacional de Cuyo

Três estudantes da UFMG foram premiados neste mês na 26ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizada em Mendoza (Argentina). Eles integraram delegação composta por dez alunos da Universidade que apresentaram trabalhos no evento, de 17 a 19 de outubro.

Tahyná Duda Deps Almeida, aluna de doutorado em Odontologia, apresentou o trabalho Saúde bucal de indivíduos brasileiros com mucopolissacaridose: um estudo transversal pareado. Tiago Augusto Gonçalves Mello, aluno de graduação em Arquitetura, apresentou estudo sobre Desempenho de blocos de terra comprimida com resíduos de construção e demolição incorporados. O trabalho de Ana Clara Mansur Carvalho, graduanda em Direito, abordou o tema Entendimento internacional do direito à moradia e sua Influência no desenvolvimento regional.

As jornadas, que ocorrem anualmente, reúnem jovens pesquisadores de universidades parceiras da AUGM, com o objetivo de promover o relacionamento entre países da América Latina e estimular o desenvolvimento de redes interpessoais de caráter científico e acadêmico que, posteriormente, possam consolidar grupos regionais de pesquisa científica.

Nesta edição, realizada na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo), as jornadas tiveram como tema A 100 años de la Reforma Universitaria: saber te hace libre. Houve apresentação de trabalhos de mais de 650 estudantes de seis países – Chile, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.

No último dia do evento, os estudantes participaram da sétima edição do Festival Internacional, encontro cultural pelos intercambistas internacionais da UNCuyo e seus “padrinhos”, para expor informações sobre seus países em estandes decorados, pratos típicos, música e shows ao vivo.

Abertura do evento, na Universidade Nacional de Cuyo
Abertura do evento, na Universidade Nacional de Cuyo Universidade Nacional de Cuyo