Extensão

Estudantes da UFMG unem-se ao MIT para combater a desinformação

Webinário na próxima segunda-feira marca início da parceria entre as universidades para a tradução e adaptação de curso gratuito que ensina a avaliar informações on-line

Identidade visual da especialização Amerek
Identidade visual da especialização Amerek, focada na comunicação pública da ciênciaArquivo Amerek

A disseminação de notícias falsas e a desinformação são responsáveis pelo enfraquecimento da democracia em todo o mundo. Entretanto, as técnicas que identificam esse tipo de conteúdo muitas vezes não conseguem chegar à origem da desinformação, o que torna tais ferramentas ineficientes. 

Para debater o assunto, o Amerek, curso de especialização em Comunicação da UFMG, promove, na próxima segunda-feira, dia 8, o webinário Verdade e ficção on-line: estratégias para melhorar a educação sobre desinformação on-line no Brasil

O evento, que começa às 18h, marca o início de parceria entre UFMG e o Laboratório de Sistema de Ensino do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A colaboração entre pesquisadores e estudantes das universidades tem o intuito de traduzir e adaptar o curso Sorting truth from fiction: civic on-line reasoning, que ajuda estudantes na identificação e checagem de informações online. 

Evidências de confidencialidade
O curso foi desenvolvido pelo Stanford History Education Group por meio do COR (Raciocínio Online Cívico) e oferece aulas que ajudam estudantes, professores da rede básica e pesquisadores na avaliação de informações que afetam a sociedade. Para isso, ele abrange tópicos como o uso consciente da Wikipédia, a avaliação de reivindicações nas mídias sociais, a determinação da confiabilidade de sites e a identificação de evidências confiáveis. 

Gratuito, o webinário será transmitido pela plataforma YouTube. O evento reunirá Joshua S Littenberg-Tobias, professor do MIT, G.R. Marvez, estudante do MIT, Natasha Esteves, estudante de Harvard e pesquisadora do MIT, e Joel Breakstone, diretor do Stanford History Education Group.

Com a maioria de suas atividades ministradas em inglês, o webinário será mediado pelo professor Yurij Castelfranchi, coordenador da especialização.. 

Com Assessoria do Amerek