Lazer e esporte

Estudantes das moradias universitárias se reúnem em fins de semana esportivos

Terceira edição do evento começa neste sábado, em Belo Horizonte; em Montes Claros, as atividades estão agendadas para 15 e 16 de outubro

Em Belo Horizonte, os jogos são na quadra da Moradia Ouro Preto 1
Em Belo Horizonte, os jogos serão na quadra da Moradia Ouro Preto 1 Foto: Raíssa César | UFMG

A partir deste sábado, 24, os estudantes que residem nas moradias universitárias da UFMG estarão reunidos em fins de semana para atividades esportivas e jogos de mesa e tabuleiro. Em conjunto com as associações de moradores, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), que administra as moradias, promove as competições em Belo Horizonte e Montes Claros.

Nos próximos sábado e domingo (24 e 25), terão início os jogos na quadra e em outros espaços da Moradia Universitária Ouro Preto 1, em BH. Cento e oito estudantes estão inscritos para as competições de futsal (masculino e feminino), vôlei, basquete, sinuca, tênis de mesa e xadrez. Haverá também jogos de queimada, sem caráter competitivo. As decisões dos torneios serão realizadas no sábado seguinte, 1º de outubro.

Em Montes Claros, os jogos serão no terceiro fim de semana (15 e 16 de outubro), nas dependências da Moradia Cyro Versiani dos Anjos. Os estudantes vão disputar em futebol soçaite (masculino e feminino), vôlei (misto) e peteca (misto). Queimada, sinuca, tênis de mesa, xadrez, damas e jogos de cartas serão modalidades recreativas. A expectativa é que todos os moradores participem. Os eventos, tanto em Belo Horizonte como em Montes Claros, também são abertos à participação de ex-moradores.

Saúde física e mental
Os fins de semana esportivos nas moradias universitárias da UFMG são promovidos com participação efetiva dos estudantes. “Esse esforço conjunto é importante porque proporciona aos estudantes a experiência de organização de um evento e de trabalho coletivo”, afirma a presidente da Fump, professora Teresa Kurimoto.

Ela destaca também o papel do esporte para a saúde física e mental e para a socialização dos moradores. “São momentos de relaxamento, descontração e competição saudável, em que os estudantes esquecem um pouco a vida acadêmica. Depois da interrupção do evento anual por conta da pandemia, em que muitas pessoas viveram momentos difíceis, é ótimo que possamos retomar as atividades de convivência nas moradias”, diz Teresa Kurimoto, lembrando que a Fump e os estudantes promovem também festas temáticas, saraus literários, atividades em hortas comunitárias e outras formas de encontro.

Gilson Andrade, graduando em Matemática e um dos coordenadores da associação de moradores das unidades de Belo Horizonte, ressalta que os fins de semana esportivos são valiosos para estudantes que estão longe de suas famílias e seus amigos. “Nosso objetivo é juntar o pessoal, estimular a convivência. Mais que a competição, o foco é o engajamento, inclusive na organização do evento. Queremos que outros moradores, além dos inscritos para os jogos, participem conosco. Estamos convidando um a um”, ele conta.

A interação e a confraternização são os principais benefícios desses eventos, na avaliação do estudante de Engenharia de Alimentos Lucélio Marques, que integra a comissão de moradores de Montes Claros. “Depois da pandemia, chegaram novos moradores, que precisam se enturmar, e os que já se conheciam querem retomar o contato”, ele diz.

Esta é a programação dos fins de semana esportivos:

Belo Horizonte

Sábado, 24 de setembro
15h30 às 18h30 – abertura e futsal masculino
18h30 às 20h – vôlei

Domingo, 25 de setembro
9h às 10h30 – futsal feminino
10h30 às 11h30 – queimada
9h às 11h e 14h às 16h – sinuca e tênis de mesa
12h – almoço na Moradia 1
15h30 às 17h30 – basquete
17h30 às 19h30 – futsal masculino