Formas de Ingresso

Estudantes de graduação fazem neste fim de semana matrícula em formações transversais

Formação Transversal em Gênero e Sexualidade, Perspectivas Queer/LGBTI passa a ser oferecida neste semestre Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil / Fotos Públicas

Alunos veteranos de graduação interessados em cursar as formações transversais oferecidas pela UFMG neste semestre devem solicitar matricula nos dias 29 e 30 (sábado e domingo), por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), no ambiente Minha UFMG. O resultado da solicitação será divulgado no dia 3 de agosto.

Neste semestre, duas novas formações – Gênero e Sexualidade, Perspectivas Queer/LGBTI e Empreendedorismo e Inovação – passam a ser oferecidas além das cinco já ofertadas anteriormente: Direitos Humanos; Divulgação Científica; Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira; Saberes Tradicionais; Culturas em Movimento e Processos Criativos.

Estudantes de pós-graduação podem solicitar a matrícula nas formações transversais no dia 3 de agosto, nas seções de ensino das unidades responsáveis pela oferta de cada disciplina.

Pessoas sem vínculo com a Universidade podem fazer as formações como disciplinas isoladas, cuja matrícula deverá ser solicitada no dia 7 de agosto, nas seções de ensino das unidades responsáveis pela oferta de cada disciplina.

As formações transversais são atividades acadêmicas que buscam incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada sobre temas gerais. São ofertadas com o objetivo de oferecer opções inovadoras e incomuns de percurso acadêmico, de modo que o corpo discente disponha de elenco de atividades capazes de suprir necessidades emergentes da sociedade e do conhecimento.

As disciplinas podem ser aproveitadas isoladamente (como formação livre) ou em conjunto em todos os cursos de graduação da Universidade. Caso o estudante opte por cursar as 360 horas-aula de uma determinada Formação Transversal (FT), receberá certificação específica em sua área de ênfase.

Gênero e sexualidade
Uma das novidades neste semestre é a oferta da Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer/LGBTI. Ministrada por professores de sete departamentos distribuídos por cinco unidades acadêmicas, essa modalidade de FT pode ser cursada parcial ou totalmente por qualquer estudante da Universidade.

“A formação em gênero e sexualidade tem disciplinas ofertadas por professores das áreas de direito, educação, comunicação, psicologia, medicina, dança, antropologia e ciência política. Em todas elas, há modos diversos de olhar para o gênero e a sexualidade como campo de estudos e como prática política”, comenta a professora Joana Ziller, do Departamento de Comunicação.

Neste semestre, a formação oferece cinco disciplinas: Democracia e teorias do reconhecimento; Dança contemporânea II - Performance; Educação, sexualidade e gênero; Processos midiáticos, relações de gênero e figurações da sexualidade e Psicologia da diversidade sexual e de gênero.

“Para cursar as disciplinas da FT em Gênero e Sexualidade, basta incluí-las na terceira etapa do processo de matrícula, referente às formações livres e transversais, nos dias 29 e 30 de julho”, reitera a professora.

Mais informações sobre a FT Gênero e sexualidade podem ser obtidas em página no Facebook.

Empreendedorismo e inovação
Esta nova FT, oferecida em cinco unidades acadêmicas, vai abordar temas como a inovação no atendimento às necessidades humanas, cultura organizacional e diversidade, papel da liderança na formação de equipes, gestão de conflitos e estilos sociais. Traz como novidade a presença de disciplinas relacionadas com produção cultural, no formato típico do empreendedorismo na área de artes e que agora se torna disponível para alunos de todas as áreas.

Neste semestre, serão oferecidas as disciplinas Oficina de projetos, Empreendedorismo e inovação, Empreendimentos em informática, Produção e legislação, Fundamentos da prática cultural em teatro, Criação de empresas de base tecnológica em química, Empreendedorismo em saúde e Organização para inovação.