Pessoas

Estudantes relatam experiência universitária em vídeo da TV UFMG

Murilo e Jade foram acompanhados nos primeiros períodos e, cinco anos depois, como eles estão?

No dia 06 de agosto, 3.001 calouros da graduação iniciaram a vida acadêmica na UFMG. Medos, inseguranças e descobertas costumam fazer parte da vida da maior parte deles. Para acompanhar a trajetória dos alunos, da entrada na Universidade até a formatura, a TV UFMG iniciou, em 2013, a série Graduação. Nas reportagens, o núcleo acompanhou os três primeiros semestres de cinco estudantes. Nas primeiras entrevistas, conhecemos as expectativas deles quanto aos respectivos cursos de graduação e também quanto aos primeiros contatos com a vida universitária.

Cinco anos depois da última entrevista concedida para o Circuito, em 2013, dois dos entrevistados conversaram com a TV UFMG, em um depoimento atualizado sobre seus trajetos universitários. Gravaram com a equipe da TV os discentes Jade Guimarães – estudante da Medicina - e Murilo Breder – da Engenharia Civil.

Veja a seguir a reportagem atual:

Novos passos na caminhada

Se em seu primeiro semestre, Jade acreditava que a pediatria era seu destino, agora, no décimo período da graduação, está mais próxima da ginecologia e participa de uma pesquisa com bebês prematuros. Casou-se há pouco tempo com um veterano do curso, conhecido por ela durante os ensaios da Psicose, tradicional charanga da Medicina UFMG.

Murilo conseguiu colocar em prática o desejo de fazer um intercâmbio e passou uma temporada nos Estados Unidos, entre Nova Iorque e Los Angeles. Hoje, no oitavo período, aplica seus conhecimentos de engenharia civil no mercado financeiro e é coordenador da Liga de Mercado e Negócios UFMG – bem diferente do que pensava ser seu maior interesse, em 2013: a construção de grandes obras.

Você pode ver algumas das matérias iniciais da série Graduação, exibidas em 2013, pelos links a seguir:

Jade Guimarães – Medicina

Murilo Breder – Engenharia Civil

Rhaissa Martins – Pedagogia

Cláudio Carvalho – Teatro

Lucas Polesi Trindade – Física

Vídeo Relatos estudantes

Produção: Renato Temponi

Imagens: Antônio Soares, Ravik Gomes e Cedoc TV UFMG.

Edição: Otávio Zonatto.