Estudo associa habitações verticalizadas e bem-estar

Revisão de pesquisas empíricas sobre o tema contou com a participação de professora da Escola de Arquitetura

Soluções arquitetônicas interferem no bem-estar e na saúde mental das pessoas
Soluções arquitetônicas interferem no bem-estar e na saúde mental das pessoas Yannick McCabe | Pixabay

Neste século, o número de prédios com 200 metros de altura cresceu quase 500%, coincidindo com a elevação dos registros de doenças mentais. Desde 1948, a OMS publica estudos sobre a relação entre habitação e saúde física, mas ainda são poucas as pesquisas sobre a influência que os aspectos relacionados à moradia exercem sobre o bem-estar social e a saúde mental.

Com o propósito de mapear o conhecimento acumulado até o momento sobre essas relações, uma revisão sistemática de pesquisas empíricas foi realizada com participação da professora Paula Barros, da Escola de Arquitetura da UFMG. Divulgado no periódico Cities, o trabalho foi realizado com outros sete pesquisadores das áreas de arquitetura, urbanismo, desenho urbano, planejamento, epidemiologia e saúde pública de seis instituições brasileiras e estrangeiras.

Em geral, as evidências sugerem que os espaços de uso semipúblico, o pavimento, o tipo e a paisagem urbana conformada por certos tipos de habitação interferem no bem-estar, afetando aspectos como senso de pertencimento e coesão social, e na saúde mental dos moradores, gerando estresse, depressão, neuroses e fobias.

O assunto é tema de matéria publicada na edição 2.066 do Boletim UFMG, que circula em versão on-line nesta semana.