Pesquisa e Inovação

Pesquisa investigará repercussões do coronavírus no parto e aleitamento

Grupo da Escola de Enfermagem vai acompanhar puérperas infectadas e seus filhos

Para identificar as implicações da infecção por Sars-Cov-2 no trabalho de parto, parto, nascimento e na manutenção do aleitamento materno, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação (Nupesv), da Escola de Enfermagem da UFMG, está desenvolvendo estudo com participação de professores e egressos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Gestão de Serviços de Saúde e Estatística.

A professora do Departamento de Enfermagem Maternoinfantil e Saúde Pública e líder do Nupesv, Fernanda Penido Matozinhos, explica que o estudo, epidemiológico, longitudinal, do tipo coorte retrospectiva e prospectiva e de base hospitalar curta, será realizado com puérperas e seus filhos nascidos em três hospitais públicos de Belo Horizonte (MG), e uma unidade de saúde de Matosinhos, em Portugal.

A pesquisa vai acompanhar mulheres que tiveram seus filhos nos três meses de maior incidência da covid-19 no primeiro semestre de 2020. A infecção por Sars-Cov-2 será verificada por meio do prontuário hospitalar das puérperas e acompanhamento telefônico. As práticas realizadas na assistência ao parto e nascimento, a via de nascimento e o aleitamento serão os desfechos principais de investigação.

Equipe: Daniel Mendes (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)