Pesquisa e Inovação

Estudo da UFSCar investiga atividades de universitários com deficiência visual no ensino remoto

Por meio de coleta de relatos, trabalho vai caracterizar as dificuldades na perspectiva dos próprios estudantes

Pesquisa na área de Educação Especial da UFSCar busca voluntários
Pesquisa na área de Educação Especial da UFSCar busca voluntários Encyclopedia Britannica/Domínio Público

Com a pandemia de Covid-19, pessoas com deficiência matriculadas no ensino superior tiveram que lidar com obstáculos para manter suas atividades acadêmicas. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca caracterizar as dificuldades enfrentadas por alunos com deficiência visual no ensino remoto. A fim de compreender como ocorreu a experiência na perspectiva desses alunos, voluntários  estão sendo convidados para compartilharem seus relatos. Nesta segunda-feira, 10, o programa Expresso 104,5 conversou sobre esse estudo com a doutoranda do Programa em Educação Especial da UFSCAr, Josana Carla Gomes da Silva.

A entrevistada contou o que despertou o interesse do grupo para a importância do tema e compartilhou o andamento do processo de pesquisa, que foca no contexto da pandemia mas também reconhece as demais barreiras que as pessoas com deficiência já enfrentam ao avançar nas etapas de ensino. A doutoranda também destacou as possíveis mudanças e adaptações que podem ser pensadas a partir dos relatos atualmente reunidos pelo estudo, para aumentar o acesso dos alunos com deficiência visual, e explicou como essas entrevistas são feitas.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O estudo ainda está em desenvolvimento e estão sendo convidados voluntários para participarem através de entrevista online, pela plataforma Google Meet, com duração de 40 minutos. Os interessados devem ter alguma deficiência visual, ser estudantes universitários, com 18 anos ou mais, e ter cursado aulas no ensino remoto durante a pandemia. Para participar, é necessário preencher um formulário online disponível no site da UFSCar.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: