Pesquisa e Inovação

Tese premiada destaca papel estratégico da bioinformática na produção científica

Pesquisa que ganhou o Prêmio Capes na área de Ciências Biológicas é tema do novo episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Pesquisadora desenvolveu painel inédito de vigilância genômica de variantes da covid-19 no continente africano Foto: Gerd Altmann | Pixabay

Dados biológicos transcrevem informações genéticas de corpos humanos e outros organismos vivos em uma linguagem que possibilita sua leitura por computadores e máquinas, o que propicia simular experimentos que, na ausência da bioinformática, seriam realizados em seres vivos. O aumento da demanda por essas informações levanta a questão sobre a qualidade dos dados disponibilizados.

O modo como dados biológicos podem ser armazenados e integrados de forma compartilhada, aprimorando sua curadoria para responder a questões científicas relevantes e informar a população, foi objeto de estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Bioinformática do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

Autora de tese de doutorado, a cientista da computação Joicymara Xavier criou duas aplicações: um painel inédito de vigilância genômica de variantes da covid-19 no continente africano, o Sars-CoV-2 África Dashboard, e a base de dados ThermomutDB, referência em termodinâmica de proteínas, campo da biologia que estuda como as proteínas, que são moléculas essenciais para a vida, funcionam no que se refere a energia e calor.

O estudo, vencedor do Prêmio Capes de Tese 2023 na área de Ciências Biológicas I, foi realizado sob orientação do professor do Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG Douglas Eduardo Valente Pires, pesquisador do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes PrInt). A pesquisadora também teve licença integral das atividades como professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para os estudos do doutorado.

Joicymara Xavier desenvolveu o painel SARS-Cov-2 África Dashboard e a base de dados ThermomutDB
Joicymara Xavier desenvolveu o painel Sars-CoV-2 África Dashboard e a base de dados ThermomutDB Foto: Paul Harris | Stellenbosch University

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência:

Raio-x da pesquisa

Título: ThermoMutDB e Sars-CoV-2 Africa Dashboard: abordagens de ciência de dados para integração, análise e vigilância de dados biológicos

O que é: pesquisa que investigou como dados biológicos podem ser armazenados e integrados de forma compartilhada e como a bioinformática pode ser otimizada de modo a responder questões científicas relevantes e também informar a população. Como resultado, foram criadas as aplicações ThermoMutDB e Sars-CoV-2 Africa Dashboard,  como foco central na qualidade de dados e na entrega de informação científica.

Autora: Joicymara Santos Xavier

Orientador: Douglas Eduardo Valente Pires

Programa de Pós-graduação: Bioinformática

Financiamento: Fapemig, Capes-PrInt e UFVJM

O episódio 164 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Bruno Pereira, edição de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade. O programa vai ao ar na frequência 104,5 FM e no site da emissora, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify.