Pesquisa e Inovação

Evando Mirra e Beatriz Alvarenga vencem prêmio Bom Exemplo; Marcos Pinotti é homenageado

Entre os vencedores de oito categorias do Prêmio Bom Exemplo, anunciados na última segunda-feira, 7, pela TV Globo Minas, estão os professores eméritos da UFMG Evando Mirra e Beatriz Alvarenga.

Evando Mirra foi o vencedor na categoria Ciência, e Beatriz Alvarenga, na categoria Educação. Nesta edição, também foi concedida homenagem especial ao professor Marcos Pinotti, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia, que morreu em janeiro deste ano.

O prêmio é uma iniciativa da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do jornal O Tempo.

A premiação de todos os vencedores – incluindo a da categoria Cidadania que ainda está em votação pela internet – será no dia 4 de maio.

Trajetórias

Evando Mirra: contribuições
Evando Mirra: contribuições Eber Faioli/UFMG

Evando Mirra de Paula e Silva 
Além de professor emérito da UFMG, Evando é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Doutor em Ciências pela Universidade de Paris, foi pró-reitor de Pesquisa e vice-reitor da UFMG (gestão 1990-1994). Presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CGEE). Foi diretor de inovação da Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Professor visitante nas universidades de Tóquio (Japão), Berkeley (EUA), e Compiègne (França), é diretor da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais (ABM) e da Academia Brasileira de Ciências.

Beatriz Alvarenga: pioneira
Beatriz Alvarenga: pioneira Foca Lisboa/UFMG

Beatriz Alvarenga
Beatriz foi a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (Escola Estadual Milton Campos), nos anos 1940, época em que o ensino ministrado por mulheres era restrito a trabalhos manuais, ginástica e culinária. Em 1968, foi uma das responsáveis pela criação do Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Na década de 1970, Beatriz escreveu, em parceria com o professor Antonio Máximo, a coleção de livros didáticos Física - contexto e aplicações, material que ainda hoje é referência no ensino da disciplina em todo o país.

Veja entrevista com a professora Beatriz Alvarenga produzida pelo projeto UFMG Tube.

Marcos Pinotti
Pinotti coordenava o Laboratório de Bioengenharia (Lab-Bio), dedicado às áreas de Engenharia Cardiovascular, Biofotônica, Tecnologia Assistiva, Biomimética, Medicina Regenerativa e Biomecânica, e o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan), especializado em neurociências, visão neural, processos de cognição e tecnologia da informação aplicada a neurociências.

Marcos Pinotti formou-se em Engenharia Mecânica pela Unicamp, em 1989. Na mesma universidade, tornou-se mestre (1992) e doutor (1996) em Engenharia Mecânica. Como professor da UFMG, recebeu, em 2013, o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias. Recentemente, vinha se dedicando à articulação de parcerias científicas entre a UFMG e instituições da Rússia, trabalho que resultou em visitas de comitivas russas à Universidade. Pinotti era casado com Evgeniya Shamis, fundadora e diretora da empresa Sherpa S Pro, de Moscou, que presta consultoria ao governo russo na área científica. Marcos Pinotti morreu no dia 21 de janeiro deste ano.

Marcos Pinotti: reconhecimento
Marcos Pinotti: reconhecimento Bruna Brandão/UFMG