Pessoas

Ex-alunos e colegas fazem tributo a Pierre Sanchis

Homenagem será nesta sexta-feira, 28, na Face

Joseph François Pierre Sanchis foi professor da Universidade de 1978 a 1999
Pierre Sanchis foi professor da Universidade de 1978 a 1999 Arquivo Boletim UFMG

O professor Pierre Sanchis, um dos principais estudiosos da religião, será homenageado nesta sexta-feira, dia 28, pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia. Tributo a Pierre Sanchis terá lugar no Auditório 2, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), a partir das 14h.

"Pierre Sanchis foi um antropólogo muito importante no campo do sincretismo religioso", afirma a professora Andréa Zhouri, subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia e organizadora do evento. O tributo será estruturado em mesas- formadas por ex-alunos que tiveram suas trajetórias marcadas pela atuação do docente. "Ele foi responsável pela formação de muitos antropólogos, inspirou muitas gerações de professores e pesquisadores em pouco mais de duas décadas na Universidade", relembra Zhouri.

Uma placa de agradecimento aos serviços prestados pelo docente à ciência será entregue aos familiares de Sanchis, que morreu em maio deste ano. "Nosso intuito,  em nome da UFMG e do Departamento de Antropologia, é partilhar a gratidão a esse professor muito querido por todos nós", explica Zhouri.

O evento é aberto ao público sem necessidade de inscrição. Veja a programação.

O professor Sanchis já havia sido homenageado nesta semana pelo Laboratório de Análise em Processos de Subjetividade (Laps) da UFMG e pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), que organizaram o evento  Leituras da religiosidade brasileira: Pierre Sanchis, entre a cultura e a psicologia.