Arte e Cultura

Exposição ‘Batom Azul’ questiona definições de moda e de gênero

Mostra de fotografias pode ser visitada até 31 de janeiro, no Centro Cultural Lindeia Regina, em BH

Uma das 32 imagens que compõem a exposição
Uma das 32 imagens que compõem a exposição Divulgação / Exposição Batom Azul

Com o objetivo de mostrar que a roupa se relaciona com a descoberta e com a liberdade, a exposição de fotografias Batom Azul, que pode ser visitada em Belo Horizonte, apresenta uma série que relaciona moda e gênero. Resultado do trabalho de conclusão do curso de comunicação social da UFMG de Rebeca Figueiredo, Luiza Ananda e a Maria Luísa Martins, a exposição reúne 32 imagens, distribuídas em 18 painéis, que retratam como o feminino e o masculino se apresentam nas roupas e nos acessórios.

“O tema batom azul foi escolhido pensando no conceito do que é de menina e do que é de menino. Como a gente não acredita nessa separação, decidimos utilizar um símbolo que é considerado feminino, o batom, e o azul, que é considerado masculino, em todos os modelos”, explicou Rebeca Figueiredo, umas das autoras do projeto, em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 10 de janeiro.

A exposição Batom Azul fica em cartaz, com entrada franca, até o dia 31 de janeiro, no Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino de Basílio de Oliveira, 445, Regina). O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 13h às 17h. Outras informações podem ser consultadas na página do centro cultural no Facebook ou obtidas pelo telefone (31) 3277-1515.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto
Fotos unem símbolo tido como feminino a cor considerada masculina
Fotos unem símbolo tido como feminino a cor considerada masculina Divulgação / Exposição Batom Azul