Notícias Externas

Primeira exposição individual de Carlos Vergara em Minas estreia no Museu Inimá de Paula

Em ‘Prospectiva’, o artista gaúcho apresenta mais de 80 obras inéditas ao público, incluindo o maior conjunto de painéis de sua carreira

Vergara é conhecido como um dos principais nomes do movimento da Nova Figuração Brasileira, surgido na década de 60
Vergara é conhecido como um dos principais nomes do movimento da Nova Figuração Brasileira, surgido na década de 60 Divulgação

Nessa quarta, 6, o fotógrafo, gravador e pintor Carlos Vergara estreia a exposição Prospectiva no Museu Inimá de Paula. O artista apresenta mais de 80 obras inéditas ao público de Belo Horizonte, incluindo o maior conjunto de painéis de sua carreira, feito a partir de monotipias do Cais do Valongo, na zona portuária do Rio, e a série Sudário, montada a partir de monotipias colhidas na França.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada dessa quarta, Carlos Vergara falou sobre a exposição, que apresenta desde obras que datam dos anos 80 e até outras feitas recentemente, e sua trajetória no mundo das artes, marcada pela atuação no movimento da Nova Figuração no Brasil. O artista explicou que chamou a mostra de Prospectiva por gostar de olhar para a frente. Segundo compartilhou, mesmo as obras antigas que estão na exibição expressam seu olhar para o futuro. Entre risos, Vergara afirmou que se fosse perguntado qual é sua melhor obra, ele diria “a próxima”. O pintor também abordou sua forte relação com Minas. Apesar de ser sua primeira exposição individual no estado, ele disse que visita muito essas terras e que uma grande referência para ele na pintura é Mestre Ataíde, mineiro de Mariana.

A monotipia é uma das principais técnicas de trabalho de Vergara, mas ainda é pouco familiar para o grande público. Segundo detalhou, se trata "da técnica mais antiga de pintura do homem. O homem da caverna, quando botou a mão no óleo; na tela vermelha e espalhou na parede, deixando aquela mancha, aquilo é uma monotipia. [...] Ela permite que você pegue um sinal [um pedaço de vegetação, por exemplo] e trabalhe em cima daquilo", explicou o artista, que já realizou monotipias com elementos colhidos em diversas partes do mundo.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A exposição marca a reabertura do Museu Inimá de Paula, que esteve fechado por mais de um ano devido à pandemia da covid-19, e é a primeira exibição solo de Carlos Vergara em Minas Gerais. A mostra é gratuita e pode ser visitada às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h30, às quintas, de 12h às 20h30, e aos domingos, das 10h às 16h, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos nesse momento de pandemia. Prospectiva fica em cartaz até fevereiro de 2022. Para mais informações, acesse o site do Museu Inimá de Paula.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas