Arte e Cultura

Exposição multimídia em BH retoma arte renascentista de Raffaello Sanzio

Mostra ‘Magister Raffaello’ une tradição e tecnologia para homenagear os 500 anos da morte do pintor

Exibição é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Consulado Italiano
Exibição é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Consulado Italiano Divulgação/Bernardo Arcos Mijailidis

A partir desta semana, a Fundação Clóvis Salgado, em parceria com o Consulado Italiano, proporciona uma imersão no Renascimento por meio da mostra Magister Rafaello.  Marcando os 500 anos da morte precoce do pintor Rafaello Sanzio, a exposição propõe uma passeio cronológico pela vida e obra de um dos maiores artistas do renascimento e da história. Por meio de recursos multimídia, a exibição faz um percurso pelo crescimento humano e profissional do artista, levando o público a conhecer as cidades por onde ele viveu e as obras que criou. São seis áreas temáticas e um aplicativo com informações, textos, vídeos e áudios sobre Raffaello, em português, italiano e inglês.

A primeira sala (Espaços Habitados) passa pela cidade onde o artista nasceu, Urbino, até chegar em Città di Castello. Na sala seguinte (Encontrando Equilíbrio), o público vai vivenciar um período altamente produtivo da vida de Raffaello. No terceiro espaço (A Espiritualidade Nobre) , o visitante é recebido por uma coleção de madonas e retratos femininos e masculinos, encomendados a Raffaello tanto por clientes religiosos como seculares. Depois, na sala Os Aposentos Papais, é explorada a relação de Raffaello com Roma, onde fica o famoso quadro A Escola de Atenas. Por fim, na sala Utopia e Poder, a jornada termina com a obra A Transfiguração, última pintura que simboliza o fim prematuro de uma vida.

No programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 13, o cônsul italiano Dario Savarese, envolvido na exposição Magister Rafaello, deu mais detalhes sobre a mostra e falou um pouco sobre o movimento renascentista e as contribuições de Rafaello Sanzio. O convidado também falou do Renascimento entendido como contexto cultural, marcado pela renovação e transformação da cultura e da educação. Segundo ele, a exibição oferece um novo olhar sobre esse período, por meio do qual os visitantes podem acompanhar as obras do pintor italiano em paralelo com a história das cidades nas quais o artista trabalhou. A ideia é conduzir os visitantes pelos períodos mais importantes da carreira artística de Rafaello na Itália.

Para o cônsul, esse formato multimídia da mostra, que apresenta reproduções gigantes dos quadros, amplia o acesso à arte, considerando que elimina a dificuldade de se transportar as obras originais e permite que as pessoas que não poderiam se deslocar até elas também as conheçam. “É uma mostra multimídia, uma viagem digital. Vai ter um sucesso como percurso didático, porque a gente pensou muito antes de criar esse tipo de percurso, para que seja livre e acessível a todos, para escolas, estudantes, pessoas que neste momento têm dificuldade de visitar a Itália, conhecer as obras originais”, explicou Savarese.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Magister Rafaello fica em exibição até 27 de fevereiro na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Mais informações estão disponíveis no site do Palácio das Artes. Para participação segura em eventos presenciais durante a pandemia, é importante lembrar do distanciamento, higienização das mãos e uso das máscaras. Para que os estabelecimentos e eventos cumpram os protocolos de segurança e sejam seguros, é preciso que todos façam sua parte.
Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicaçã