Exposição na BU comemora 65 anos do Centro Pedagógico
Mostra reúne mobiliário, documentos, fotos e materiais de ensino
Nesta segunda-feira, 17, será aberta, na Biblioteca Central, a exposição CP 65 Anos do Colégio de Aplicação, que integra as comemorações do aniversário de fundação do Centro Pedagógico da UFMG. A inauguração contará com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e de ex-estudantes da instituição, como o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac. A solenidade será realizada a partir das 18h, no mezanino da biblioteca.
Os visitantes terão a oportunidade de ter contato com diversos objetos que fizeram parte do dia a dia da instituição sexagenária, como mobiliário, documentos, fotos da escola, linhas, cadernos e demais materiais utilizados no ensino. Também estarão em exposição vídeos com depoimentos de alunos egressos.
De acordo com a professora Sílvia Amélia de Souza, curadora da mostra e integrante do núcleo de arte do CP, a exposição foi planejada em eixos, que contam desde a trajetória da escola até a sua relação com a comunidade. “Uma das datas marcantes é o ano de 1993, quando o CP começou a adotar o sistema de sorteio para a entrada dos estudantes, democratizando o acesso e diversificando o público da escola”, explica.
Inaugurado em 1954, o então Ginásio de Aplicação da UMG era vinculado à Faculdade de Filosofia, que cumpria decreto estabelecendo que unidades escolares deveriam ser criadas para a prática docente dos alunos do curso de Didática. Em 1972, foi transferido para o campus Pampulha, já como Centro Pedagógico.
Atualmente, a instituição tem 448 estudantes, 43 professores em formação, 45 monitores estudantes da UFMG, 114 estagiários de diversas licenciaturas, 210 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 380 estudantes de residência docente – professores em formação continuada.
A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de agosto, com horário de visitação de segunda a sexta, das 7h30 às 22h.
Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre o CP