Exposição reúne obras de Yara Tupynambá
Artista plástica falou sobre obras e carreira em entrevista ao programa Noite Ilustrada
A exposição Yara Tupynambá – Uma Vida na Arte inaugura, a partir desta terça-feira, 11, o novo espaço da Errol Flynn Galeria de Arte, com obras de diversas fases da carreira da artista. A curadoria da mostra dividiu as mais de cem obras produzidas por Yara em séries que passam por todas as fases da artista, indo da década de 50 até os dias atuais, incluindo material nunca antes exposto e inédito para o público.
Natural de Montes Claros, a artista é formada em artes plásticas e tem como principal influência a história, o costume e a cultura do povo mineiro, com o objetivo de perpetuar a tradição de Guignard, com quem chegou a ter aulas, ao representar Minas Gerais de forma poética e artística.
A artista, que chegou a ser professora e diretora da Escola de Belas Artes da UFMG, além de já ter lecionado na Escola Guignard, mantém, desde 1987, o Instituto Yara Tupinambá, responsável por desenvolver trabalhos que incentivem as artes plásticas, assim como atividades culturais e educacionais em Minas Gerais.
Yara Tupynambá falou sobra a exposição e sobre sua carreira, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 11.
A exposição segue até o dia 5 de julho, no espaço da Errol Flynn Galeria de Arte (Rua Curitiba, 1.862, Lourdes). A entrada é gratuita, e o horário de visitação vai das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira; no sábado, vai das 9h às 13h.