Notícias Externas

Expresso 104,5 discute o desinteresse dos adolescentes pela política

Número de eleitores de 16 e 17 anos, registrado em fevereiro, é o menor da história do país

O cadastro para novos eleitores termina no dia 4 de maio e pode ser feito online, no site do TSE.
O cadastro para novos eleitores termina no dia 4 de maio e pode ser feito online, no site do TSE. www.tse.jus.br

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, no mês de fevereiro deste ano, o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. Foram contabilizados mais de 830 mil jovens com o documento. Nas últimas eleições para presidenciais, em 2018, foram mais de 1,4 milhão de pessoas da faixa etária aptas para votar no mesmo mês.
Considerando as mais de 6 milhões de pessoas com 16 e 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens com título de eleitor em 2022, até agora, representa cerca de 13,6% do total de habilitados para obter o documento. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.

Diante dos dados, divulgados na semana passada, cantores, atores e outros famosos têm se manifestado e ido às redes sociais pedir que os jovens tirem o título de eleitor. No último fim de semana, o tema também apareceu nos shows de Marina Sena e Jão no festival Lollapalooza , que foi marcado ainda por manifestações políticas e uma decisão do TSE  que foi vista como tentativa de censura.

O cadastro eleitoral para novos eleitores será encerrado no dia 4 de maio e pode ser feito online. Basta acessar o site do TSE, clicar na aba superior, em “Eleitor e Eleições” e, em seguida,  na opção “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título).

O Expresso 104,5 conversou com a professora do Departamento de Ciencia Política da  Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Mara Telles, sobre a participação dos adolescentes e jovens nas eleições.

Ouça a entrevista completa com o apresentado Filipe Sartoreto.

Produção: Filipe Sartoreto