Extensão

Fale promove ateliê de empaginação de livros que serão lidos para crianças em hospitais

Atividade será nesta segunda-feira, 24; voluntários devem fazer inscrição on-line e levar uma tesoura

Exemplares receberão revestimento das páginas com papel contact transparente
Exemplares receberão revestimento das páginas com papel adesivo transparente Foto: Acervo 'Entre páginas'

O projeto Entre páginas: leitura para crianças e adolescentes em hospitais, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, convida voluntários para participarem de um ateliê de empaginação – tratamento artesanal que consiste em revestir cada página dos livros com papel adesivo transparente. 

A ação será nesta segunda-feira, 24 de junho, das 13h30 às 15h30, na sala 3014 da Fale. Interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico e devem levar tesoura para a atividade.

Os livros empaginados contribuirão para o bem-estar físico e mental das crianças e adolescentes internados em instituições de saúde. Para serem lidos em hospitais, é necessário que os exemplares recebam cuidados especiais: a proteção permite a higienização de cada página do livro, garantindo a descontaminação, atitude indispensável em ambientes hospitalares.

No período da pandemia de covid-19, o projeto, também coordenado pelo Hospital de Clínicas da UFMG, promoveu atividades e ações on-line, como o envio de audiolivros, apresentados pela equipe de enfermagem às crianças internadas na ala pediátrica. Atualmente, as atividades do projeto são presenciais, com mediações de leitura nos leitos, além dos ateliês de empaginação dentro da Fale.