Ensino

Medicina seleciona bolsistas de jornalismo e design para atuar no setor de comunicação

Vagas são para a modalidade de estágio não obrigatório; interessados devem estar matriculados a partir do terceiro período

Fachada da Faculdade de Medicina no campus Saúde
Fachada da Faculdade de Medicina no campus Saúde Divulgação

A Faculdade de Medicina abriu inscrições para seleção de candidatos a uma vaga de estágio não obrigatório em jornalismo e a outra de design, para atuação presencial no Centro de Comunicação Social da Faculdade, no campus Saúde. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail conveniosgp@medicina.ufmg.br, com cópia para ccs@medicina.ufmg.br, até o dia 27 de abril. A contratação será formalizada por meio do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).

Poderão se inscrever para o estágio estudantes regularmente matriculados na UFMG, frequentes, que cursem do terceiro ao sexto período dos cursos de graduação em Jornalismo ou em Design.

No e-mail, os candidatos precisam inserir no campo "assunto" o número do edital (Edital nº 597/2022/Medicina-SCV-UFMG – Seleção de Estagiários) e, no corpo da mensagem, nome completo, telefone para contato, curso, período curricular e vaga pleiteada. Para os candidatos que optarem por concorrer na modalidade de reserva de vaga para pessoas que se declarem negras ou com deficiência, a autodeclaração também deve constar no corpo do e-mail.

Deverão ser anexados os seguintes documentos: currículo completo (dados pessoais, e-mail e experiência profissional), histórico escolar do curso atualizado e extrato de integralização curricular (que pode ser extraído do Siga). As orientações estão disponíveis no edital de seleção

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas, a primeira de caráter eliminatório. No caso da vaga de Jornalismo, todo o processo será presencial. A primeira etapa consistirá em redação de nota jornalística, e a segunda, de entrevista com o candidato. Local, data e horário de cada etapa serão informados ao candidato via e-mail.

Para a vaga de design, a primeira etapa será virtual, com o envio da peça gráfica por e-mail, conforme orientações da comissão organizada da seleção. A entrevista será presencial, em dia e local a ser informado por e-mail, para o candidato que obtiver nota mínima de 60% na primeira etapa.

O estágio em Jornalismo tem carga horária de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, no período da tarde. O valor da bolsa de Jornalismo é de R$ 1.125,69.

Para o estagiário em design, a carga horária é de quatro horas diárias (20 horas semanais), no período da manhã. A bolsa é de R$ 787,98 mensais. Os estagiários ainda receberão auxílio-transporte de R$ 10 por dia trabalhado.

O estágio terá duração de 12 meses, contados a partir do início das atividades, podendo ser prorrogado apenas uma vez, até o limite de 24 meses, desde que não ultrapasse a data de formatura do estudante.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail conveniosgp@medicina.ufmg.br, com cópia para ccs@medicina.ufmg.br.