Pesquisa e Inovação

Faculdade de Medicina testa novo medicamento para tratamento da covid-19 grave

Trata-se de estudo de fase 3, etapa que antecede o registro para uso geral da população

Sede da UPqVac, onde são realizados os testes com o medicamento
Sede da UPqVac, onde são realizados os testes com o medicamento Foto: Arquivo Faculdade de Medicina da UFMG

A Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina participa de estudo de fase 3 de um novo medicamento para tratamento de pessoas com risco aumentado de progressão de covid-19 grave. O medicamento é produzido pela empresa Gilead US, e a UPqVac é um dos centros brasileiros que conduzem o estudo.

De acordo com o professor do Departamento de Pediatria e coordenador da Unidade, Jorge Andrade Pinto, o medicamento é indicado para o tratamento de indivíduos não hospitalizados com menos de cinco dias de evolução da doença e que têm risco aumentado de progressão para formas graves da covid-19.

Entre os fatores de risco para doença grave, destacam-se idade superior a 50 anos, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto e sobrepeso-obesidade. Também correm mais risco de desenvolver formas mais graves da infecção, portadores de enfermidades crônicas como diabetes, doenças pulmonares, cardiopatias, doenças renais ou hepáticas, pacientes transplantados, pessoas vivendo com HIV, pessoas em uso de imunossupressores ou em tratamento recente ou atual de câncer

Seguro e potente
Já existem dois medicamentos aprovados para tratamento da covid-19. No entanto, eles apresentam limitações relacionadas à resistência viral, interação medicamentosa e número elevado de comprimidos. Diferentemente das já existentes, essa nova medicação é considerada segura e potente contra as novas variantes virais, além de registrar baixa ocorrência de interações medicamentosas e requerer o uso de apenas um comprimido por dose.

“Há necessidade de medicamentos para tratamento de pessoas com risco aumentado de evoluir para formas graves da covid-19 que sejam efetivos contra as novas variantes do vírus”, afirma o professor Jorge Pinto.

O estudo está passando pela terceira fase de testes. É a última etapa antes do medicamento ser autorizado para uso geral. Eventuais interessados em participar do teste podem entrar em contato com a equipe da UPqVac pelo telefone (31) 99216-0407.