Faculdade de Odontologia abre comemorações dos seus 110 anos de fundação

Primeira sede da Faculdade, em 1907
Primeira sede da Faculdade, em 1907 Acervo Faculdade de Odontologia

Em solenidade na noite desta quarta-feira, 14, às 19h, a Faculdade de Odontologia inicia as comemorações pelos 110 anos do curso de Odontologia, criado em 1907. No evento, será lançado selo comemorativo e inaugurada exposição temporária sobre a história da Unidade.

De acordo com a comissão organizadora do evento, as comemorações têm o objetivo de resgatar o passado, celebrar o presente e projetar o futuro da Faculdade, reafirmando o “compromisso com a educação pública e de qualidade, com a produção de conhecimento socialmente relevante e a formação de cirurgiões-dentistas comprometidos com a mudança das condições de saúde bucal da população brasileira”.

História
Fundada em 3 de fevereiro de 1907, a Faculdade de Odontologia foi instalada em 4 de agosto do mesmo ano, em ato solene, como Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte, em prédio cedido pelo presidente do Estado de Minas Gerais, João Pinheiro da Silva.
Em setembro de 1908, a Escola adquiriu personalidade jurídica, registrada sob o n° 16 do livro 1 do 1° ofício da Comarca de Belo Horizonte. Em dezembro daquele ano, os primeiros cirurgiões-dentistas colaram grau.

A Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte foi uma das quatro escolas de nível superior que, reunidas, deram origem, em setembro de 1927, à então Universidade de Minas Gerais (UMG), hoje UFMG.

Parte da história da Unidade é resgatada pelo Centro de Memória da Faculdade de Odontologia (CMO), que guarda documentos do acervo da instituição e abriga exposição permanente de instrumentos usados no ofício do cirurgião-dentista. O trabalho do CMO é abordado neste vídeo da TV UFMG: