Pesquisa e Inovação

Fale lança edição comemorativa dos 50 anos da Revista Literária

Revista Literária

Foca Lisboa / UFMG

Nesta quinta-feira, 30, às 18h30, a Faculdade de Letras recebe em seu auditório 1.007 o lançamento da edição comemorativa dos 50 anos da Revista Literária da UFMG, que por cerca de 30 anos publicou a produção artística textual do corpo discente da Universidade. O lançamento da RL – Revista Literária da UFMG – 50 anos integra as comemorações dos 90 anos da UFMG.

O evento será precedido por um bate-papo com os organizadores e curadores da publicação, que ocorrerá a partir das 17h30. Após o bate-papo e antes do lançamento, haverá ainda um sarau, em que estudantes da Universidade apresentarão textos inéditos, de autoria própria.

Pássaro de voo longo

Sob o signo de uma pequena corujinha, símbolo do conhecimento, a Revista Literária da UFMG foi idealizada em 1966 por Luiz Vilela, Luis Gonzaga Vieira e Plínio Carneiro, que eram, respectivamente, estudantes da UFMG e assessor de comunicação da Universidade. No mesmo ano, Aluísio Pimenta, então reitor da Universidade, transformou-a em uma publicação oficial da instituição.

Sempre apostando na possibilidade de produzir saber a partir da arte, a RL teve 26 edições até 1996 e um último número em 2002. Por meio de seu concurso literário anual (que premiava contos e poemas) e de sua “Segunda Seção” (que reunia textos de autores convidados), a publicação revelou ou ajudou a projetar vários escritores que, mais tarde, alcançariam destaque nacional. Entre eles, Sérgio Sant'Anna, Luiz Vilela, Humberto Werneck, Jaime Prado Gouvêa e Ronald Claver.

Além disso, vários dos autores revelados pela revista se tornariam, mais tarde, professores da própria Universidade, como Maria Esther Maciel, Lucia Castello Branco, Luis Alberto Brandão e Sônia Queiroz, professores da Faculdade de Letras.

RL ‒ Revista Literária da UFMG ‒ 50 anos colige cinco dezenas de textos (entre contos e poemas) que representam, panoramicamente, a longa trajetória da publicação, traduzindo literariamente questões (estéticas, sociais, políticas) que marcaram a segunda metade do século 20.

Para chegar a tal seleção, a equipe responsável pela coletânea trabalhou por cerca de dois anos na curadoria das mais de 4.500 páginas publicadas em toda a história da revista. Durante o processo, disciplinas foram ministradas na graduação com foco na concepção do volume.

Mais 50 anos

A publicação foi organizada pelos professores Luis Alberto Brandão, da Faculdade de Letras, e Fernanda Goulart, da Escola de Belas Artes. Docentes das duas unidades, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade e estudantes de graduação integraram o grupo de trabalho, pesquisa e curadoria que se responsabilizou pela seleção.

Para Luis Alberto Brandão, a UFMG, em razão de seu peso nacional e internacional, precisa e merece ter novamente uma revista literária ou de arte relevante, com respaldo institucional, que a represente. “As oportunidades de publicação são poucas para quem está começando, e a Universidade deve ser esse canal de expressão e de avaliação da qualidade de novas produções”, defende o organizador.

Atualizações sobre o projeto podem ser acompanhadas pela página que a publicação mantém no Facebook. Além disso, todas as 27 edições da Revista Literária da UFMG estão digitalizadas no Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG.

RL – Revista Literária da UFMG ‒ 50 anos
Organizadores: Fernanda Goulart e Luis Alberto Brandão