Família tem papel essencial no desenvolvimento de habilidades leitoras

Pesquisa da Faculdade de Medicina observou desempenho superior em crianças com pais que propõem jogos de palavras e desenham com elas

fw
'Literacia familiar' favorece a formação do vocabulário e da consciência fonológicaImagem: Matheus Espíndola (gerada por IA)

Crianças que participam de atividades de leitura e escrita em casa, junto com a família, têm melhor desempenho no processo de alfabetização. Essa é uma das conclusões da pesquisa de Rebeca de Almeida Coelho, do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina.

Segundo a autora, as práticas de literacia familiar [leitura e escrita em família, incluindo jogos de palavras, atividades com músicas, visitas a livrarias e bibliotecas] contribuem para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o processo de alfabetização, como o vocabulário e a consciência fonológica. Assim, as crianças que adquirem essas habilidades antes do início da trajetória escolar têm vantagens significativas.

O estudo levantou os tipos de práticas de literacia de 76 famílias de crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com Rebeca Coelho, foi apurado que os estudantes com melhor desempenho na fluência leitora têm pais que propõe jogos de palavras e desenham com seus filhos. "Essas dinâmicas favorecem a aprendizagem porque expõem as crianças aos símbolos, regras e sinais da língua. As letras e palavras são, num primeiro momento, vistas como figuras cujo traçado, cor e forma são focados pela criança", detalha a pesquisadora.

A investigação resultou na dissertação de mestrado Relações entre as práticas de literacia familiar, fluência leitora e as habilidades auditivas de escolares do ensino fundamental, defendida no dia 24 de junho. Leia a reportagem publicada no Portal da Faculdade de Medicina.

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina