Meio Ambiente

Lentes sobre a vida: TV UFMG mostra detalhes da fauna e flora da Estação Ecológica

Espécies exibidas no vídeo foram identificadas pelo professor João Renato Stehmann, do Departamento de Botânica do ICB

Borboletas, aranhas, lagartas, formigas, cupins e outros pequenos seres vivos são fundamentais para a natureza, mas nem sempre podem ser vistos facilmente a olho nu. No mês do meio ambiente, as lentes da TV UFMG filmaram em detalhes algumas espécies que vivem na Estação Ecológica

A unidade é uma das maiores áreas verdes protegidas de Belo Horizonte, com 114 hectares, onde predominam características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. O local também guarda relação importante com a história da capital, com várias ruínas arqueológicas, como um antigo forno de olaria.

Identificação de espécies e visitas
Para pessoas leigas, alguns insetos e seres vivos podem parecer muito similares, mas, no campo da biologia, a identificação de espécies é uma tarefa desafiadora. O professor João Renato Stehmann, do Departamento de Botânica do ICB, identificou os seres vivos exibidos no vídeo. Em alguns casos, a observação já é suficiente para precisar a espécie, mas, em outros, apenas a análise aprofundada torna a tarefa possível. Por isso, apenas a família ou o subgrupo de alguns seres foi identificada.

A Estação Ecológica da UFMG retomou recentemente as visitas presenciais, que estavam suspensas em decorrência da pandemia de covid-19. As escolas interessadas em levar seus alunos ao espaço podem fazer o agendamento pelo e-mail eeco.pampulha@gmail.com ou preencher o formulário de agendamento.

Além de trilhas guiadas, os representantes das escolas interessadas podem escolher participar de oficinas. A Estação está localizada no campus Pampulha: Rua Professor Moacir Gomes de Freitas, 687, Belo Horizonte (MG).

Equipe: Pablo Paixão (produção),  Ângelo Araújo (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)