Arte e Cultura

Feira universitária agrega eventos culturais e se transforma em Festa do Livro

Em formato ampliado, evento será realizado de 27 a 30 de março

Espetáculo 'A Casa de Bambu', do Grupo Bambulha, da Escola de Música, é uma das atrações desta edição da Festa do Livro UFMG
Espetáculo 'A casa de bambu', do Grupo Bambulha, da Escola de Música, reunirá repertório autoral e músicas da cultura popular brasileira e estrangeiraFoto: Flora Quaresma

A 11ª edição da Feira do Livro da UFMG, que seria no fim de março de 2020, foi suspensa em razão da pandemia que assolou o mundo. Agora, após o hiato dos últimos três anos, o evento finalmente volta a ocorrer na Universidade – e em formato ampliado: realizada, a partir deste ano, em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (Procult), a feira se transformou em uma verdadeira Festa do Livro, agregando eventos culturais e artísticos a sua programação.

Em sua primeira edição no novo formato, a Festa será realizada de 27 a 30 de março, das 9h às 21h, na Praça de Serviços do campus Pampulha, em Belo Horizonte. Mais de 40 editoras já estão inscritas para o evento, em que serão oferecidos descontos de no mínimo 40% sobre o preço de capa dos volumes, aí incluídos os lançamentos (aqui é possível conhecer as editoras participantes).

Feira do Livro UFMG
Feira ocorre de 27 a 30, na Praça de Serviços do campus PampulhaFoto: Lucas Braga | UFMG

Atrações
Paralelamente à feira, a Festa do Livro UFMG sediará três apresentações artísticas no auditório da Reitoria. No dia 28, às 17h30, o Ars Nova – Coral da UFMG vai apresentar o concerto Canto literário. Sob regência do maestro Lincoln Andrade, o coral vai interpretar canções de Milton Nascimento.

No dia seguinte, 29, quarta-feira, às 12h30, o Grupo Sarandeiros vai mostrar o espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias. Dirigida por Gustavo Côrtes, a montagem reúne 18 coreografias, que fazem referência aos últimos 25 anos de história do grupo.

Por fim, no dia 30, às 12h30, o Grupo Bambulha fará o espetáculo A Casa de bambu, formado por repertório autoral e por músicas da cultura popular brasileira e estrangeira. Por meio de canções e narrativas, o espetáculo conta a história de um menino que mora em uma casa de bambu.

Também integra a programação do evento a aula inaugural do curso de Edição da Faculdade de Letras (Fale), com o tema A edição universitária no Brasil. Essa aula será ministrada por representante da diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). O evento será no dia 29, às 19h, no auditório Graciela Ravetti (Sala 1007), na Fale.

Recital terá obras de Villa-Lobos, Pe J. Maurício, Adriano Banchieri e do maestro regente do Ars Nova, Carlos Alberto Pinto Fonseca, entre outros compositores
O coral Ars Nova é uma das atrações artísticas da Festa do LivroFoto: Ana Lana