Notícias Externas

Festival 'BH é um Ovo' reúne nomes prestigiados e celebra a gastronomia da capital mineira

Evento que ocorre em formato presencial e gratuito oferece painéis de debates e rotas gastronômicas

Como capital de Minas Gerais, Belo Horizonte concentra muitas das tradições culinárias do estado, conhecido internacionalmente por sua gastronomia única.
Como capital de Minas Gerais, Belo Horizonte concentra muitas das tradições culinárias do estado, conhecido internacionalmente por sua gastronomia únicaBarbara Kaucher/Divulgação

Quando o assunto é comida, Belo Horizonte é referência mundial. Em 2019, a cidade recebeu o título de Cidade Criativa em Gastronomia, concedido pela UNESCO. Como capital de Minas Gerais, BH também é um polo de atração para talentos da culinária vindos do interior do estado e sedia importantes eventos gastronômicos associados à comida mineira. Um desses eventos é o festival BH é um Ovo, que reúne nomes prestigiados da culinária belo-horizontina em debates, rotas gastronômicas e um jantar beneficente.

O evento ocorre em formato presencial e gratuito, porém com vagas limitadas. O nome faz referência à fama de Belo Horizonte como "roça grande", onde "todo mundo se conhece", mas também a um dos principais pratos da gastronomia mineira, o feijão tropeiro, que inclui o ovo como ingrediente e marca forte presença nas ruas e restaurantes da cidade.

Nesta terça-feira, 23, o produtor cultural e coordenador da plataforma Cumbucca, responsável pela realização do evento, Marcelo Wanderley, participou do programa Noite Ilustrada, apresentado por Luiz Fernando Freitas, e deu mais detalhes sobre a organização do festival.

"A nossa gastronomia é uma das mais importantes, não só do Brasil, como do mundo, por sua diversidade. Toda a vez que a gente explora uma nova oportunidade, nós achamos um palácio de riqueza e de cultura. Em Belo Horizonte, toda os dias que a gente sai na rua, a gente recebe um convite pra conhecer um lugar diferente, além da alegria e receptividade do belo-horizontino. Belo Horizonte não é a Cidade Criativa em Gastronomia à toa e nós temos muito mais a descobrir, redescobrir e fazer por ela", comentou o produtor.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O BH é um Ovo vai até amanhã, dia 24, e ocorre no Novotel Savassi, que fica na Avenida do Contorno, 6583. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla. Durante o evento, não esqueça de usar máscara cobrindo boca e nariz, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social.

Para mais informações sobre a programação do festival, basta acessar a página do BH é um Ovo no site da Cumbucca.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas