Notícias Externas

Festival de cinema debate os novos desafios do mercado audiovisual

Além de palestras e homenagens, LUMIAR projeta filmes de diversas temáticas em BH

Irandhir Santos em 'Tatuagem', um dos longas em exibição
Irandhir Santos em 'Tatuagem', um dos longas em exibição Divulgação

Belo Horizonte recebe a partir desta quinta-feira, 26, o 4º LUMIAR - Festival Interamericano de Cinema Universitário. Com o tema Novos desafios do mercado audiovisual, a intenção é abordar assuntos pertinentes à produção audiovisual que envolve o universo profissional e os universitários.

Em discussão, as mudanças do mercado audiovisual, as demandas contemporâneas, a execução de projetos para editais, a distribuição de curtas-metragens, a necessidade de acessibilidade para as obras, a importância do discurso e a consciência dos direitos humanos, entre outros temas.

Com uma programação intensa, o festival oferece atividades como palestras, debates e homenagem ao produtor executivo pernambucano João Vieira Jr, que promoverá um masterclass. Além disso, o LUMIAR projeta nas telonas filmes de temáticas variadas como Cinema, aspirinas e urubusO homem das multidões e Tatuagem.

A programação inclui ainda a Mostra Competitiva Interamericana, três mostras paralelas de curtas e a Sessão Afrobrasilidades - com dois curtas sob a temática da identidade negra, feminina e o rap.

Sobre o encontro, o Programa Expresso 104,5 de hoje conversou com uma das organizadoras do evento, Úrsula Rosele.

ouca-a-conversa-com-gabriela-sorice-25-10-2017.mp3