Arte e Cultura

Festival de dança urbana e encontro musical são atrações deste fim de semana

Festival Orbe fará apresentação especial
Festival Orbe fará apresentação especial Divulgação

O primeiro fim de semana do 48º Festival de Inverno, que tem como tema Territórios culturais de trânsito, contará com shows, performances teatrais e aulas abertas que serão realizados ao longo deste sábado, 16, e domingo, 17, na Praça da Liberdade e no Conservatório UFMG.

Um dos destaques deste sábado é o Festival Orbe – Conexões, que promoverá workshop, batalha de improviso e mostra de espetáculos do estilo musical. Com início às 14h, as atividades serão realizadas no Conservatório UFMG até as 21h.

As aulas contarão com seis professores, para atividades em que serão apresentados o gênero e suas variações, de acordo com as experiências de cada ministrante. Às 15h30, DJs vão tocar livremente músicas de estilos como rap, hip hop, funk music e soul.

Apresentação de dança do grupo Identidade
Companhia Fusion de Danças Urbanas Divulgação

Em seguida, haverá batalha de improviso, aberta a todo o público presente, em que duplas se enfrentam a partir das músicas tocadas pelo DJ. Para participar, é necessário realizar inscrição no local até as 16h30.

Para finalizar, haverá apresentação de dança do grupo Identidade, que faz parte de projeto social do bairro Serra, em Belo Horizonte, e do grupo Remwil, de Juiz de Fora.

O Festival Orbe, organizado pela Companhia Fusion de Danças Urbanas, dissemina o ideal de descentralização e democratização da cultura, levando a dança a diversas localidades na cidade. Esta é a primeira vez que a iniciativa se conecta a outro evento, o Festival de Inverno.

Experimentação de arranjos
Neste domingo, o pianista, arranjador, compositor e regente paulista Nelson Ayres apresentará, a partir das 20h, o show de música instrumental Lugar comum, em parceria com o produtor, compositor, arranjador, instrumentista e professor da UFMG Mauro Rodrigues. Realizada no Conservatório UFMG, a performance é aberta a todos os públicos.

Ayres e Rodrigues, que já se apresentaram juntos em outras oportunidades, desejam compartilhar suas experiências musicais. Na performance, serão executadas composições próprias, além de canções de referências da música brasileira, como as de Villa-Lobos e Tom Jobim.

Para o professor Mauro Rodrigues, o encontro pode representar oportunidade de experimentação de novas composições e arranjos. “É uma alegria reencontrar Nelson Ayres, figura muito importante na música brasileira. Pretendemos juntos produzir e aprender mais sobre música, em processo de colaboração”, analisa.

Nelson Ayres
Nelson Ayres Divulgação

Fundador do grupo instrumental Pau Brasil, Nelson Ayres foi líder da Nelson Ayres Big Band e regente, por dez anos, da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e de vário conjuntos importantes no Brasil e no exterior, inclusive a Filarmônica de Israel.
Cortejo e ovos

Além do Festival Orbe e da parceria de Nelson Ayres com Mauro Rodrigues, a programação do Festival para este fim de semana começa com a performanceUeri: dança, música e possíveis travessias, que será realizada no sábado, às 10h, na Praça da Liberdade. O cortejo, planejado especialmente para o Festival pela professora da Escola de Belas-Artes Raquel Pires e pelo mestre em Música pela UFMG André Limão, explora a relação entre música e movimento com base na dança contemporânea e na MPB.

Em seguida, a Praça da Liberdade vai receber, às 11h30, o Grupo Trama de Teatro para apresentação do espetáculo Ovos, suor e lágrimas. Na peça, casal de vendedores ambulantes invade a cidade para oferecer iguaria feita com farinha, ovos e cebola, transformando a culinária em performance lúdica que convida o público a se tornar assistente do casal gourmet. A atividade é livre para todos os públicos.

Grupo Trama de Teatro vai apresentar o espetáculo Ovos, suor e lágrimas
Grupo Trama de Teatro vai apresentar o espetáculo Ovos, suor e lágrimas Divulgação / Grupo Trama

A programação de domingo também conta com o show Decantando em samba, do Mestre Conga, que vai apresentar sambas de raiz autorais na companhia de conjunto de músicos. Mestre Conga, nascido José Luiz Lourenço, foi fundador, em Belo Horizonte, das escolas de samba Surpresa (1946), Remodelação da Floresta (1948) e Grêmio Recreativo e Escola de Samba Inconfidência Mineira (1950). A apresentação vai começar às 18h, no Conservatório UFMG.

A programação do 48º Festival de Inverno da UFMG pode ser acessada no site do evento.