Arte e Cultura

Festival de Inverno começa a semana com conferência, show e oficinas

Grupo Rafael Macedo & Pulando o Vitrô se apresenta no auditório da Reitoria; Ione de Medeiros fala no Conservatório UFMG

Rafael Macedo & Pulando o Vitrô apresentará o espetáculo 'Microarquiteturas'
Grupo Rafael Macedo & Pulando o Vitrô apresentará o show-espetáculo 'Microarquiteturas' Foto: Luiza Palhares

A programação desta segunda-feira, 23, do Festival de Inverno contará com o show-espetáculo Microarquiteturas, do grupo musical Rafael Macedo & Pulando o Vitrô, e com a conferência de Ione de Medeiros, diretora do Grupo Oficcina Multimédia, que abre o ciclo de conferências do evento. Além disso, têm início hoje as quatro oficinas experimentais do Festival.

O repertório do show será composto pelas faixas do álbum Microarquiteturas, lançado em junho por Rafael Macedo, vencedor do Prêmio BDMG Instrumental nas edições de 2006 e 2013. No show, "escutaremos diferentes conexões entre a linguagem da música escrita e da música espontânea", como se diz na sinopse do evento.

No palco, um trio de rock (que substitui as guitarras por violões de aço e nylon), associado a um trio de sopros, bandoneón, vibrafone, marimba de porcelanato e percussão, coexistem com um performer, que vai atuar "percorrendo os silêncios e paisagens ruidosas" do ambiente.

A TV UFMG fez uma entrevista com Rafael durante um dos últimos ensaios do grupo para o show de hoje. Para o músico, o Festival de Inverno da UFMG tem "uma história muito importante para o estado, até para o Brasil. Há pessoas que vêm de fora para fazer oficinas. Fazer parte disso é muito bom", disse. Confira abaixo a entrevista:

A apresentação do grupo musical Rafael Macedo & Pulando o Vitrô será no auditório da Reitoria, às 18h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Ainda na noite de hoje ocorre a primeira conferência do festival, Conversando com Ione de Medeiros. Ione é uma das fundadoras e atual diretora do Grupo Oficcina Multimédia, que surgiu em uma residência artística no 11º Festival de Inverno da UFMG.

O grupo mantém um trabalho permanente de corpo, voz, rítmica corporal e pesquisa de material cênico no processo de elaboração de espetáculos. Na conversa, Ione apresentará uma perspectiva do seu trabalho, tendo como pano de fundo o tema do Festival: coExistência – umdoisNós. A conferência é aberta ao público e será ministrada no Conservatório UFMG, às 19h.

Ione de Medeiros, diretora do Grupo Oficcina Multimédia, falará sobre a relação do grupo com o Festival de Inverno
Ione de Medeiros, diretora do Oficcina Multimédia, falará sobre a relação do grupo com o Festival de Inverno Léo Fontes

Esta segunda-feira marca também o início das oficinas do Festival de Inverno, que vão até dia 27, sexta. Estão sendo ofertadas quatro atividades, organizadas de acordo com a faixa etária do público, com atrações para crianças, jovens e idosos. As inscrições para as oficinas foram encerradas no dia 20 de julho.

Mais detalhes sobre os eventos e a programação detalhada do 50º Festival de Inverno da UFMG podem ser conferidos no site do Festival.