Notícias Externas

Festival internacional discute a arte eletrônica e promove interação entre público e obras

Evento de artes de novas mídias mescla tecnologia, vídeos, animações e games com instalações interativas

Público vai experimentar movimentos real e virtual, interagir com obras e imergir em ambientes de realidade virtual
Público vai experimentar movimentos real e virtual, interagir com obras e imergir em ambientes de realidade virtual Divulgação / CCBB

Belo Horizonte recebe, a partir desta sexta-feira, 19 de janeiro, o maior evento de arte e tecnologia da América Latina. O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) é um evento de artes de novas mídias que mescla tecnologia, vídeos, animações e games com instalações interativas. Em sua 18ª edição, o File vai reunir 120 obras que dialogam com o tema A arte eletrônica na época disruptiva.

Durante o evento, que segue até o dia 19 de março, o público vai poder, simultaneamente, experimentar os movimentos real e virtual, interagir com as obras e imergir em ambientes de realidade virtual.

“A pessoa vai poder imergir em várias obras, com comportamentos muito diferentes dos adotados em exposições mais clássicas, em que há uma tradição mais contemplativa e não se pode mexer em tudo”, explicou o curador do evento, Ricardo Barreto, em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 17 de janeiro. Durante a conversa, ele falou ainda sobre a programação do festival.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Com entrada franca, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Outras informações e a programação podem ser consultadas no site do CCBB.