Notícias Externas

Fies abre inscrições para 155 mil vagas para os primeiros meses do ano

Neste ano há mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil, que passa a ser dividido por 3 modalidades.

Inscrições para Fies estão abertas
Inscrições para Fies estão abertas EBC

Começam hoje as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São 310 mil vagas abertas em 2018, sendo 155 mil para os primeiros meses do ano. Para concorrer a uma vaga, é preciso ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010 e ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e maior que zero na redação. 

Em 2018 há mudanças nas regras do Fundo, que passa a ser dividido por 3 modalidades. Cada uma com uma taxa de juros e forma de contrato. Na modalidade 1, são 100 mil vagas com juros zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal de até três salários mínimos, ou seja, até  R$ 2.862.00. 

 As outras modalidades, com juros variáveis, são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos, isto é, até R$ 4.760,00. O que muda é que a modalidade 2 tem como fonte de financiamento fundos constitucionais regionais e as vagas são exclusivas para Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A terceira modalidade é para todo Brasil, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. No antigo Fies havia uma taxa fixa de juros de 6,5%. 

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-19-02-2018.mp3