Notícias Externas

Filarmônica de Minas Gerais lança Temporada 2022, que comemora importantes datas para o Brasil

Regente titular da Orquestra, Maestro Fábio Mechetti, faz retrospectiva e compartilha expectativas para o ano que considera um recomeço

Homenagens aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e 200 anos da Independência do Brasil são contempladas na programação
Homenagens aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e 200 anos da Independência do Brasil são contempladas na programação de 2022 Divulgação/Daniela Paoliello


A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais já preparou a programação do ano de 2022, que contempla a celebração dos 200 anos de Independência e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Além disso, vários autores da história da música mundial são celebrados em comemorações de seus centenários de nascimento. Como é de conhecimento geral do público mineiro, a Filarmônica oferece qualidade e diversidade no repertório. Ao mesmo tempo em que olha para o futuro, seu regente titular, o maestro Fábio Mechetti, faz um balanço de como foi o ano de 2021: quem sabe esse ano prove que a passagem do tempo é sim motivo de comemoração! Nesta terça-feira, 4, o programa Noite Ilustrada convidou o maestro Fábio Mechetti para conversar sobre esses assuntos. 

O regente começou com uma breve retrospectiva do último ano, com destaque para a Academia Filarmônica, uma oportunidade que oferece a jovens instrumentistas mineiros a chance de trabalharem com os músicos da orquestra e participarem de seus ensaios e concertos. Mechetti contou que a expectativa para 2022 é de que a resposta ao projeto continue sendo positiva, mostrando o talento que já existe em Minas Gerais. O maestro revelou que a nova Temporada preparou um repertório completamente brasileiro para a celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que inclui o compositor Villa Lobos, participante ativo do fenômeno. 

Além disso, contou mais sobre a proposta do programa De A a Z, que marca o recomeço pós-pandemia relembrando grandes compositores. “É uma oportunidade de visitar compositores, sejam eles conhecidos ou ainda não tão conhecidos, a partir dessa exploração alfabética dos sobrenomes deles”, explicou Mechetti. O entrevistado também deu mais detalhes sobre o benefício do programa de assinaturas da Filarmônica e relembrou que estão abertos para novos assinantes até o dia 28 de janeiro.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

As atrações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para 2022 estão disponíveis no site.

Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória