Formação em docência será encerrada nesta semana
Professores vão compartilhar planos de intervenção em seminário final
Participantes da décima edição do PerCurso Formativo em Docência do Ensino Superior reúnem-se nesta quinta, 6, e sexta-feira, 7, no seminário final do curso para compartilhar planos de intervenção para resolver problemas educacionais em seus ambientes de atuação. As propostas podem incluir, por exemplo, a reformulação de uma disciplina, a elaboração de recursos educacionais ou a organização de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino da graduação.
Ofertados desde 2010, os percursos acolheram, neste ano, 134 inscritos. "A formação tem-se constituído em espaço rico para a reflexão sobre a docência e a troca de experiências entre professores e pós-graduandos da UFMG", afirma o professor Marcos Vinícius Tarquínio, que coordena o programa, desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sempre no primeiro semestre de cada ano. As atividades de encerramento desta edição ocorrerão no prédio do CAD2, campus Pampulha.
Mediação da aprendizagem
O objetivo é ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais no âmbito da UFMG. Os percursos são ofertados a docentes e pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e estão estruturados na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line. Neste ano, eles foram integrados ao IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior.