Ensino

Formação em docência será encerrada nesta semana

Professores vão compartilhar planos de intervenção em seminário final

Professora em atividade no percurso
Professora em atividade do percurso formativo em docência superiorRaíssa César / UFMG

Participantes da décima edição do PerCurso Formativo em Docência do Ensino Superior reúnem-se nesta quinta, 6, e sexta-feira, 7, no seminário final do curso para compartilhar planos de intervenção para resolver problemas educacionais em seus ambientes de atuação. As propostas podem incluir, por exemplo, a reformulação de uma disciplina, a elaboração de recursos educacionais ou a organização de atividades acadêmicas relacionadas ao ensino da graduação. 

Ofertados desde 2010, os percursos acolheram, neste ano, 134 inscritos. "A formação tem-se constituído em espaço rico para a reflexão sobre a docência e a troca de experiências entre professores e pós-graduandos da UFMG", afirma o professor Marcos Vinícius Tarquínio, que coordena o programa, desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sempre no primeiro semestre de cada ano. As atividades de encerramento desta edição ocorrerão no prédio do CAD2, campus Pampulha.

Mediação da aprendizagem
O objetivo é ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais no âmbito da UFMG. Os percursos são ofertados a docentes e pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e estão estruturados na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line. Neste ano, eles foram integrados ao IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior.