Mestres indígenas e quilombolas participam de aula inaugural na segunda

Formação transversal valoriza conhecimentos produzidos por sociedades tradicionais

Formação Transversal promove visibilidade aos constituições culturais tradicionais brasileiras
Formação transversal proporciona visibilidade às tradições culturais brasileiras no ambiente acadêmicoFacebook Saberes Tradicionais

Nesta segunda-feira, 17, às 14 horas, será realizada a aula inaugural da Formação Transversal em Saberes Tradicionais, que reunirá mestres e mestras de comunidades indígenas e quilombolas: Cacique Babau, Dona Maria da Glória de Jesus e Glicéria Jesus da Silva, da Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, na Bahia; Davi Kopenawa, do Alto Rio Tootobi, Amazonas; Dona Maria Luzia Sidônio, do Quilombo dos Luízes, Minas Gerais; Isael Maxakali e Marcinho Maxakali, de Aldeia Verde, Minas Gerais, entre outros convidados. A cerimônia, aberta à comunidade, não exige inscrição prévia e será realizada no Auditório da Escola de Engenharia.

O babaçu, que cobrirá o telhado, foi colhido em Aldeia Verde, Minas Gerais
O babaçu, que cobrirá o telhado, foi colhido em Aldeia Verde, Minas Gerais Facebook Saberes Tradicionais

Com a oferta de duas disciplinas, a formação oferece aos alunos a oportunidade de participar da construção da casa Maxakali, no espaço Jardim Mandala, da Faculdade de Educação. A atividade é comandada por Isael, Marcinho, Mikael e Reinaldinho Maxakali, com o apoio dos professores Adriano Mattos Corrêa, da Escola de Arquitetura, Pedro Rocha de Almeida e Castro, da Faculdade de Educação, e Marcos Vinicius Bortolus, da Escola de Engenharia.

Contraponto
A Formação Transversal em Saberes Tradicionais, estabelecida formalmente em 2015, surgiu de proposta do Encontro de Saberes, desenvolvida na Universidade de Brasília (UnB). O projeto busca promover a valorização dos saberes e comunidades indígenas, quilombolas e outros arranjos tradicionais da população brasileira. A inclusão de mestras e mestres no ambiente das universidades representa um contraponto às construções eurocêntricas.

A formação é ofertada semestralmente a todos os discentes da UFMG. As inscrições são efetuadas na terceira etapa do processo de matrícula dos estudantes veteranos. Para mais informações, acesse página do Facebook e o blog da Formação.