Notícias Externas

Estudantes de jornalismo fazem reportagem sobre Alzheimer em formato HQ

Formandos da PUC Campinas produziram o livro reportagem "Retratos: Histórias de Alzheimer"

.
. Reprodução do livro 'Retratos: Histórias de Alzheimer'

O Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo. Estima-se que o número de pessoas com a doença ao redor do mundo ultrapasse 35 milhões, e no Brasil são 1 milhão e 200 mil. Buscando entender melhor a vida das pessoas que vivem com o Alzheimer, os estudantes Diego Serni, Bruna Lopes, Enrico Pereira, Letícia Justino e Maíra Torres, todos formandos de Jornalismo pela PUC de Campinas, percorreram 1.281 quilômetros fazendo dezenas de entrevistas com pessoas com a doença, o que resultou num trabalho inédito: uma reportagem em quadrinhos sobre o tema. Foram 35 horas de áudios e 4.148 fotos que, após filtragem e seleção, foram reunidos num livro de 99 páginas dividido em quatro capítulos, chamado Retratos: histórias de Alzheimer. Os áudios foram totalmente transcritos, as imagens foram estilizadas para ficarem com o estilo cartoon, e o processo inicial de diagramação foi todo realizado à mão, para depois ir para o computador. No total, foram 120 horas de muito trabalho, e o livro foi apresentado como TCC e recebeu diversos elogios da banca examinadora. 

Uma das estudantes participantes do projeto Retratos: histórias de Alzheimer, Maíra Torres, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 9.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O livro “Retratos: Histórias de Alzheimer” passa, no momento, por revisões solicitadas pela banca de avaliação do TCC e ainda não tem previsão de lançamento. Para acompanhar as novidades sobre o trabalho acesse facebook.com/PucCampinas.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael